Mestrado em Língua, Cultura Portuguesa e Didáctica
Novas tendências escolares

Olhar para os programas de Português leccionados no Ensino Básico e no Secundário foi um dos trabalhos realizados durante esta tese de mestrado. Integrar autores de expressão portuguesa é o principal objectivo.

Por Eduardo Alves

A introdução de novos autores nos programas de Português é um dos objectivos da tese

“Mar Me Quer” um livro infanto-juvenil de Mia Couto foi a obra que esteve sob análise no trabalho desenvolvido por Maria Alexandra Duarte da Silva Leitão. Esta professora do Ensino Básico refere que os programas actuais de Língua Portuguesa demonstram uma “forte lacuna no que respeita à abordagem de obras da autoria de escritores lusófonos”.
Todo o trabalho desenvolvido em torno desta dissertação de mestrado foi apresentado na UBI, no passado dia 13 de Julho, com o título “Mar Me Quer, um novo livro em análise” e tem como objectivo “provar que os programas actuais não contemplam este tipo de autores”. A forte presença da cultura portuguesa e um “elaborado trabalho da língua de Camões” são marcas presentes nos livros de Mia Couto adianta a autora do estudo.
Segundo a mesma, “o que faz também alguma falta aos alunos é o contacto com escritores contemporâneos”. Isto porque “existem muito poucas obras que falem sobre a realidade actual e sobre o mundo dos jovens”.
Para além de ser um trabalho académico, o estudo apresenta ainda “uma parte prática, com alguns exemplos de como se podem trabalhar estes autores nas aulas de português”. Maria Alexandra Leitão viu a sua tese ser aprovada por um júri composto por João Malaca Casteleiro, professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, José Alberto Lopes da Silva, professor catedrático da Universidade Interamericana de Puerto Rico e Maria Antonieta Garcia, professora auxiliar da Universidade da Beira Interior.