Obras Pólis inauguradas
Covilhã ganha novos espaços verdes

O Jardim Mártir-in-Colo e o Jardim do Rodrigo são os dois mais recentes espaços verdes construídos para a cidade neve. Obras no âmbito do Programa Pólis que foram inauguradas no passado fim-de-semana.


Por Eduardo Alves

A zona da ponte Martir-in-Colo foi transformada no mais recente jardim da cidade

A zona da ponte Mártir-in-Colo, junto aos Serviços Municipalizados “está irreconhecível”, diz Carlos Pinto. O presidente da Câmara da Covilhã mostrou-se bastante agradado com o arranjo urbanístico que foi feito naquela zona da cidade.
Desde há vários anos que aquele local se encontrava em adiantado estado de degradação, com habitações em ruínas e vegetação incómoda à circulação de peões e veículos. Com a intervenção realizada ao abrigo do Programa Pólis, a ponte foi restruturada e limpa, e foi construído um anfiteatro natural onde as pessoas podem descer quase junto da ribeira.
O cenário perfeito, segundo o autarca, para várias actividades culturais. Pinto refere que estas recuperações tendem a “devolver à cidade espaços que estavam mortos e que agora vão dar lugar a espectáculos de cinema, folclore, arte e cultura.
Esta empreitada vai agora continuar em toda a zona das margens da Ribeira da Goldra. A próxima intervenção vai no sentido de construir uma avenida paralela à Rua José Ramalho (Calçada Alta), a qual vai contar com espaços de lazer, restaurantes, zonas pedonais e outras estruturas urbanas. As obras devem começar no próximo mês.
Pinto inaugurou depois um outro jardim junto à zona do Rodrigo. Este espaço conta com áreas de acesso às novas urbanizações junto ao pavilhão do Inatel, com uma nova estrutura de apoio às colectividades do Rodrigo e com um campo de jogos para actividades desportivas. Estas intervenções ficaram avaliadas em um milhão de euros comparticipados por fundos europeus e estatais.