O Parque Industrial do Canhoso sofreu alguns melhoramentos
Parque Industrial do Canhoso
Pinto admite infantário

Se o número de crianças o justificar, a Câmara da Covilhã vai estudar a hipótese de instalar uma creche no Parque Industrial do Canhoso.


Ana R. Rodrigues
NC / Urbi et Orbi


A hipótese há alguns anos que tinha sido levantada e foi relembrada pelos empresários à autarquia no passado dia 21, durante uma visita do presidente da edilidade, Carlos Pinto, ao local, onde visitou as obras de requalificação que estão em andamento naquela zona industrial.
Durante a visita, que antecedeu um jantar com os empresários no recém inaugurado restaurante do Jardim do Lago, Carlos Pinto conversou com os proprietários para ouvir as suas sugestões sobre várias matérias, e esta foi uma das questões levantadas. “É uma possibilidade que está em aberto. Se as empresas quiserem fazer um inquérito interno sobre o número de crianças que a podem frequentar, podemos ver isso”, respondeu o autarca. Para os proprietários das firmas instaladas no Parque industrial do Canhoso um infantário é uma infra-estrutura que faz falta e que iria “reduzir o absentismo e os atrasos”.
Outra preocupação manifestada pelos empresários é a falta de segurança naquela zona à noite, e sobretudo aos fins-de-semana, que já resultou em assaltos. Um problema que se vai tentar minimizar pedindo à GNR que faça rondas por ali com mais frequência, uma vez que contratar uma empresa de segurança privada, dados os custos elevados que isso acarreta, foi uma hipótese descartada pela maioria. Esta foi também uma oportunidade de o presidente da câmara reiterar a necessidade de alargar o Perímetro Urbano da cidade, para que a PSP veja a área de intervenção ampliada. Uma reivindicação de há muito a que o ministério da Administração Interna ainda não deu resposta, já que isso implica alargar o quadro de agentes.
A autarquia também se mostrou disponível para assinar um protocolo com as empresas para “embelezamento luminotécnico do exterior”, caso estas queiram melhorar o seu aspecto exterior e tornarem-se mais fáceis de identificar, com painéis mais iluminação. Neste caso a edilidade põe a hipótese de um eventual apoio.
O Parque Industrial tem em curso obras onde vão ser gastos quase 350 mil euros (70 mil contos). As intervenções contemplam uma rotunda, arranjos paisagísticos, a instalação de painéis com a identificação das ruas e das empresas que há em cada uma delas. Na ronda pelo espaço Carlos Pinto pediu ainda a opinião dos empresários sobre a forma como deveria ficar o acesso na entrada do lado do Canhoso, para eliminar a “perigosidade” que representa. Decidiu-se então colocar um traço contínuo para quem vem do lado do Canhoso, para que as viaturas que vêm nessa direcção não possam virar aí para o interior do parque e de forma a tornar o acesso mais seguro.