Rádio-modelismo
Clube albicastrense quer pista própria

O recém-criado Modelismo Clube de Castelo Branco, com pouco mais de dois meses de actividade, já tem definidas as linhas mestras que o vão orientar nos próximos tempos.


NC / Urbi et Orbi

Uma pista própria é o próximo passo deste clube albicastrense

Relativamente a projectos a curto prazo, a associação propõe como prioridade, a construção de uma nova pista de todo o terreno no Parque de Desportos Motorizados de Castelo Branco. A referida pista será construída de forma a ser homologada pela FEPRA Federação Portuguesa de Rádio Modelismo. Terá uma extensão de 360 metros com diferentes dificuldades, vários tipos de piso, saltos, ponte e uma recta com 65 metros de comprimento, onde os carros poderão desenvolver toda a sua máxima velocidade – que ultrapassa os 100 quilómetros/hora.
De acordo com o presidente da Direcção, Rafael Esteves, a referida pista, será dotada de umas mesas cómodas e amplas para que os pilotos preparem as suas máquinas, assim como um palanque que ofereça uma boa vista panorâmica da pista e toda a segurança para os pilotos. A nova infra-estrutura, contará ainda com instalações sanitárias e bar, uma infra-estrutura já existente no mesmo local e que "aproveitamos da melhor forma", disse.
Para além da construção desta pista, "pilar fundamental" para a modalidade, "o principal objectivo será divulgar à população esta modalidade", junto das escolas, com demonstrações no centro cívico e nas diferentes freguesias do distrito, assim como a criação de uma escola de pilotos que irá funcionar junto da pista.
Para o corrente ano, Rafael Esteves, conta criar provas a nível da cidade, mas, abertas a "todos os modelistas" que residam em localidades vizinhas como Proença-a-Nova, Sertã, Covilhã, Guarda, Portalegre, Elvas e até de Espanha, onde esta modalidade já se encontra mais desenvolvida.
Para o próximo ano, a direcção do Modelismo Clube, pretende realizar em Castelo Branco, um prova patrocinada pelo importador de uma marca de carros de modelismo, a Trofeu GS Cup, onde participa o piloto oficial da marca, assim como outros pilotos europeus.
Igualmente a marca Motores Francesa RB envia um engenheiro da fábrica para assistir a todos os pilotos que montem nos seus carros este motor.
Segundo Rafael Esteves, nesta prova vão participar cerca de 100 pilotos de várias nacionalidades, e só é realizada em Portugal uma vez por ano. "Os nossos pilotos já participaram em edições anteriores e iremos estar presentes no mês de Setembro, em Torres Vedras", anunciou.
Outro dos objectivos da associação é a realização, na cidade albicastrense, de uma prova do Regional Centro e, depois, trazer uma prova nacional de TT.
Numa segunda etapa, o Clube pretende construir, uma pista e asfalto no mesmo local, aproveitando toda a infra-estrutura criada. "Desta forma estaremos em condições de desenvolver todas as categorias desta modalidade", frisa.