Cursos de Verão
Português ensinado a 60 alunos estrangeiros

Começa esta semana um curso intensivo de Português destinado aos alunos de Erasmus que vão estar em Portugal no próximo ano lectivo. A UBI recebe 60 alunos vindos de toda a Europa.


Por Eduardo Alves

Este ano a UBI recebe 60 alunos de toda a Europa

Ota Rossini é um dinamarquês de 28 anos que conhece Portugal através da Covilhã. As primeiras impressões do País de Camões são dadas pelo edifício das engenharias da UBI, que o deixa algo impressionado, quer pela dimensão, quer pelo desenho do espaço. Escolheu Portugal para estudar melhor a língua lusa durante um semestre. A passagem pela Covilhã vai resumir-se ao mês de Agosto, depois ruma até à Universidade do Porto onde vai ficar mais seis meses.
Este é um dos 60 alunos que vieram de toda a Europa ao abrigo do Programa de Intercâmbio escolar Sócrates/Erasmus. A UBI é a Universidade português que vai ministrar um curso intensivo de Verão. Uma centena de horas de aulas teóricas e um mês de prática. Isto porque, segundo Ana Carrilho, uma das quatro docentes de Português, “o curso não se resume só a aulas teóricas, os alunos vão também contactar com as aldeias históricas, com a população e com a cultura do País”.
Declarações que deixaram Trine Larsen, uma outra aluna estrangeira, bastante empolgada. Trina escolheu Portugal exactamente “pelo curso de Verão”. Uma colega que esteve o ano passado no País deu-lhe boas indicações, “de que não se aprende só a falar português, mas também, a cultura, a história e as tradições deste povo”. Vai daí e escolheu Portugal para viver durante o próximo ano. O mês de Agosto vai ser passado na UBI, mas depois fica no Porto em Línguas Estrangeiras.
Esta iniciativa realiza-se na UBI, com estes contornos, há três anos. Todo o trabalho prévio é feito pelo Gabinete de Programas e Relações Internacionais que recebe o contacto dos alunos e prepara a sua estadia e actividades. Este ano, a UBI vai trabalhar com quatro docentes de Português, licenciados pela instituição e com outros tantos monitores que ajudam os alunos em diversas actividades. Durante um mês vão ser divididos em dois níveis, que contam com duas turmas cada.
Para além das aulas de Português, estes alunos vão também ter a oportunidades de visitar as aldeias históricas da beira, participar em actividades culturais que tenham lugar na região, visitar museus e exposições e contactar com a população.