Um lugar ao sol
 
 
Ibiza
 
Por Catarina Rodrigues
 
Situada no mar Mediterrâneo, a ilha de Ibiza tem mais de 50 praias e é um dos destinos turísticos mais procurados a nível internacional. Ibiza é associada à vida nocturna, ao divertimento, aos dias de sol na praia, às belas paisagens e ao clima primaveril (raramente chove). Em Ibiza a animação é de facto contagiante e o ambiente cosmopolita. Contudo, começam a surgir ideias alternativas e é possível encontrar em Ibiza autênticos refúgios, bem como manifestações culturais interessantes que passam pelo teatro, exposições e poesia.
A cidade de Ibiza (capital da ilha) é construída sobre uma montanha junto ao mar e tem cerca de 25 mil habitantes. As ruas inclinadas e os bairros pintados de branco dão um aspecto singular à cidade. Para além das belas praias, vale a pena conhecer a Catedral, reconstruída no século XVII, as muralhas do século XVI, declaradas monumento nacional, e o Museu Arqueológico, um dos mais importantes do mundo em vestígios cartagineses.
A algumas dezenas de quilómetros da cidade há lugares que vale e pena conhecer pela calma e tranquilidade que contrasta com a agitação urbana. Também a prática de mergulho e o desejo de conhecer as profundezas do mar reúne cada vez mais adeptos
A ilha de Ibiza, situada no mar Mediterrâneo, faz parte do arquipélago das Baleares, onde se destacam ainda as ilhas de Maiorca, Menorca, Cabrera e Formentera. Vale por isso a pena partir à descoberta.