As juntas de freguesia vão ter mais palavra na intervenção urbanística
Revisão do PDM
Juntas de freguesia com mais poder

Está a ser pronto o documento que vai dar força à ideia avançada pela Câmara Municipal da Covilhã. Carlos Pinto quer dar às juntas um maior peso na revisão dos PDM’s.


Por Eduardo Alves


O anúncio foi feito na passada semana numa das sessões “Câmara em Directo”. Esta iniciativa que leva os principais responsáveis da autarquia covilhanense às freguesias do concelho tem constatado “um problema geral”. Carlos Pinto, presidente da edilidade covilhanense tem sido confrontado com a necessidade de rever o Plano Demográfico Municipal (PDM).
Muitas das críticas feitas pelos cidadãos prendem-se com a falta de capacidade para construir novas habitações nas zonas consideradas rurais. Para que as câmaras municipais possam licenciar a construção de uma habitação “tem de existir espaço próprio no PDM para tal”, explica Pinto. O problema está no facto “do poder central lançar reservas agrícolas, ecológicas e outras e esquecer-se das necessidades que as pessoas têm em construir as suas habitações”.
Vai daí que a câmara esteja a preparar a revisão do actual PDM. Um passo que é “muito demorado” e que também apresenta elevados custos. A zona da Grande Covilhã que engloba a cidade e as freguesias do Tortosendo e do Canhoso está já em conclusão, mas para as restantes freguesias, a autarquia serrana espera contar com a participação das juntas de freguesia.
Segundo o autarca social-democrata, as juntas de freguesia vão agora poder proceder ao levantamento das necessidades das suas freguesias e levar essas mesmas carências à Assembleia Municipal da Covilhã. Este órgão poderá depois propor a votação das alterações ou não.