Judo
Torneio da Covilhã disputou-se… na Guarda

A Associação de Artes Marciais da Covilhã realizou, no final do passado mês de Julho, a nona edição do Torneio Juvenil da Cidade. Uma prova que acabou por se realizar no concelho da Guarda devido “à falta de apoios” da autarquia covilhanense.

NC / Urbi et Orbi

Falta de apoios camarários levaram a que o torneio se realiza-se no concelho da Guarda

O evento acabou por ter lugar no Parque de Nossa Senhora do Soito, durante a Festa da Transumância na freguesia de Fernão Joanes, e contou com a participação de jovens karatecas dos concelhos da Covilhã, Guarda e Pinhel.
Na competição sobressaiu a qualidade dos atletas covilhanenses, que averbaram quase todos os troféus em prova em todas as classes em competição, dos 7 aos 15 anos. Na classe dos 7 aos 9, Catarina Ribeiro foi a vencedora, enquanto Ricardo Brancal foi segundo na vertente masculina. O mesmo resultado conseguiu Gonçalo Meda na classe dos 10 aos 12, enquanto, na classe “13-15”, Guilherme Espírito Santo conquistava o primeiro lugar, que levaria o Júri a considerá-lo como a revelação da prova.
Pela primeira vez, a organização incluiu no torneio demonstrações das categorias de Cadetes, Juniores e Seniores, que acabariam por arrebatar as primeiras posições em todos os pódios.
Com 23 anos de existência, a Associação de Artes Marciais da Covilhã reclama mais da autarquia, “nomeadamente no que toca a apoios aos torneios e campeonatos”. Miguel Taborda, responsável da organização, lembra que a Associação vinha organizando um Campeonato Internacional na cidade de dois em dois anos, evento do qual teve de abdicar por falta de apoio autárquico.