Os segredos da ria

 
 
Murtosa
 

Fica pertinho da ria de Aveiro esta vila com cerca de 10 mil habitantes. Murtosa sempre foi um lugar ligado às artes da ria e do mar. A pesca e todas as outras funções que lhe estão associadas, como a venda, a secagem e a limpeza do peixe ainda vão dando algumas provas de vitalidade por entre a população.
Mas o reduzido lucro alcançado através destas actividades que, cada vez mais, mostram serem de subsistência levou muitos naturais da Murtosa a abandonarem a freguesia em busca de melhores condições.
A emigração é um factor presente por toda a localidade. Um dos aspectos que leva a uma visita demorada pelo casaria é precisamente a arquitectura das ruas e de alguns edifícios que as compõem. Com a mistura de culturas e de gostos, a Murtosa começou por ficar marcada, da mesma forma que tantas outras localidades portuguesas, pelas construções do emigrantes que importaram modelos arquitectónicos dos países onde trabalham. Começou depois uma preocupação com o casario específico desta freguesia, com a casa alpendre. Habitações de fachada voltada para sul, caiada de branco e azul, com horta, jardim, poço, alpendre murado com duas colunas. A complementar estas características a telha mourisca.
Hoje é possível encontrar um vasto número de habitações recuperadas, segundo estas características e que constituem um forte atractivo para a freguesia. A ria de Aveiro, que encontra na Murtosa um dos pontos de maior significado é também motivo de deslocação. Pelas paisagens e pelo ambiente envolvente, vale a pena visitar.