Anabela Gradim

Setenta Blogues


O choque tecnológico chegou à Democracia. A blogosfera portuguesa, particularmente dinâmica não só nos blogues ditos «políticos», mas também culturais, humorísticos, ou híbridos, uniu um vasto conjunto de blogues – 70, a acreditar em Pacheco Pereira - que reproduzem uma questão comum. É ela:

«Pode o Governo sff colocar em linha os estudos sobre o Aeroporto da OTA para que na sociedade portuguesa se valorize mais a “busca de soluções” em detrimento da “especulação”?».

Da possibilidade dos blogues fazerem «jornalismo» desintegrando a imprensa tradicional, continuo céptica (http://www.bocc.ubi.pt/pag/ gradim-anabela-manual-jornalismo-1.pdf), essencialmente por razões logísticas. De estes contribuírem para o aumento da participação cívica, para o lançamento de novas questões no espaço público (agenda-setting), e o aprofundamento da democracia, já não tenho dúvidas. Como diz Paulo Gorjão no Bloguítica «Hoje está em curso uma autêntica revolução comunicacional que tenderá a consolidar-se à medida que a blogosfera for ganhando massa crítica. O impacto dos blogues está no facto de retirarem o exclusivo de agenda-setting à comunicação social. A comunicação social portuguesa deixou de ter o poder – exclusivo e absoluto – de gatekeeping, priming e framing». Ora tudo isto, em Portugal e no ano da graça de 2005, já é em grande parte verdadeiro, e sê-lo-à cada vez mais no futuro. É um «choque tecnológico», mas também cultural e civilizacional no que ao tradicional modo de estar da sociedade portuguesa diz respeito.

Numa altura em que a concentração dos media nas mãos de poucos grupos económicos, que possuem outras áreas e interesse e de negócios, é regra, e não só em Portugal, que a unidimensionalidade da agenda mediática possa ser quebrada por novos media alheios a essa lógica é certamente uma revolução.

A questão da «reduzida audiência» da blogosfera também não deve ser sobrestimada. Em primeiro lugar porque a opinião pública, sobretudo do lado da produção de ideias e factos, sempre foi mais uma questão de qualidade do que de quantidade. Depois porque mesmo lentamente, as coisas mudam. A dieta de Malucos do Riso e Batanetes a que as TVs generalistas nos submeteram já está a produzir os seus frutos: em termos globais, continuam a perder audiência para os canais de cabo (para onde o mercado publicitário já começa a deslocar-se) e, pasme-se, para a RTP2. Aumenta a literacia dos portugueses, aumenta a instrução média da sua população, aumenta o número de lares com acesso à Internet, e também a difusão da banda larga. A seu tempo, aumentarão os leitores, que já nem são tão poucos como isso. A título de exemplo, os Marretas (blog com origem na Covilhã) ultrapassou esta semana mais de meio milhão de acessos. Não será muito, mas é significativo num País onde as tiragens dos principais jornais são também modestas.

«Eppur, si muove», embora não à velocidade de um TGV. Ao lado do movimento dos 70 blogues, ficamos também esta semana a saber que um estudo da Marktest informava que as três palavras mais procuradas pelos internautas portugueses nos motores de busca foram, respectivamente, «sexo», «emule», e «Benfica». Entre os 10 mais procurados surgem «mulheres», «dgci», «messenger», «irs», «sapo», «msn» e «jogos»; enquanto a personalidade portuguesa mais pesquisada foi «Isabel Figueira». Sim, também eu gostava de saber quem é Isabel Figueira, nome que nunca antes tinha ouvido, e que entusiasma 25 mil dos meus compatriotas, mas isso não vem ao caso. Ao caso vem que estar hoje bem informado em Portugal passa também pela blogosfera, e isso significa que já nada mais será como dantes.

Eis a lista dos 70 magníficos, tal como o Abrupto a reproduziu: Bloguítica, Blasfémias, Ciberjus, Von Freud, Grande Loja do Queijo Limiano, [ai-dia], A destreza das dúvidas, crackdown, ContraFactos & Argumentos, A Esquina do Rio, Almocreve das Petas, Um prego no sapato, ...bl-g- -x-st-, sorumbático, Portuense, ABnose, Portugal dos Pequeninos, Teoria da Suspiração, A Baixa do Porto, Minha Rica Casinha, Sombra ao Sol, Insustentável, Insustentável Leveza, Virtualidades, Blogdamarta, Adufe, Tela Abstracta, opinar, Abnegado, Cabo Raso, Bateria da Vitória, Foz, Tempo Suspenso, Galo Verde, Navio Negreiro, Entre Pedras, Palavras, Viver Bem na Alta de Lisboa, Faz Tudo, SEDE, Observador Cosmico, Nortadas, Piano, primadesblog, Pura Economia, Impertinencias, Nova Floresta, Acid Junk Food, Prova dos Nove, Quinta do sargaçal, O cacique, Cuidado de Si, My Guide to your Galaxy, Ideias Dispersas, Gatochy's blog, Congeminar, Verão Verde, Forum Comunitário, Ma-Schamba, Ecletico, Miniscente, o careto, iuris, 19 Meses Depois, o caricas, Lendas & Etcetera, A Arte da Fuga, Luminescências, Nevsky Prospekt, Outro Planeta, e um jornal digital, o Portugal Diário.