Castelo Novo recebe mais uma iniciativa cultural
Festival do Vento
Sopram ventos poéticos em Castelo Novo

A Aldeia Histórica de Castelo Novo vai realizar mais uma edição do Festival do Vento, entre os dias 26 de Agosto e 3 de Setembro. Este ano, o certame vai ser marcado pelo lançamento de uma antologia de poesia, em que a temática do vento juntará poetas ibéricos a vozes poéticas de todo o mundo.


NC / Urbi et Orbi


Entre 26 de Agosto e 3 de Setembro vai decorrer a edição deste ano do Festival de Castelo Novo – Encontro do Vento 2005. O certame está a ser organizado pela Câmara Municipal do Fundão e integra-se no programa de animação das Aldeias Históricas, promovendo um vasta variedade de iniciativas.
Para o primeiro dia do Festival, 26 de Agosto, está reservado o recital de lançamento da antologia “Os Rumos do Vento/Los Rumbos del Viento”. A partir das 21 horas e 30, a Lagariça, local emblemático de Castelo Novo, acolhe algumas das 100 vozes poéticas dos 45 países participantes, em que o Vento é o elo unificador das páginas escritas, na sua maioria, nas duas línguas ibéricas. Fazem parte da antologia poetas das Ilhas Maurícias, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Índia, China, Iraque, Angola, França, entre outros, que se juntam aos portugueses e aos espanhóis, sendo de destacar os nomes de Olinda Beja (São Tomé e Príncipe), Luís Carlos Patraquim (Moçambique), Verónica Amat (Espanha), Alfredo Pérez Alencart (Peru) e o português António Salvado. Os “Rumos do Vento/Los Rumbos del Viento” contempla também uma secção dedicada à arte da imagem, nomeadamente à fotografia.
Dias 26 e 27 de Agosto, terá lugar o Andamentos, que decorrerá todo o dia na Serra da Gardunha. Esta iniciativa visa a sensibilização e a formação, através de workshops e performances, em torno da paisagem e da natureza, concretizando-se em expedições de dois dias e uma noite passadas no campo.
Estará também patente, de 26 de Agosto a 3 de Setembro, as Oficinas de Objectos do Vento, na qual se poderá criar artesanalmente objectos, cujo funcionamento seja feito através do vento.
Haverá ainda tempo para as Jornadas de Arqueologia Medieval e Moderna de Castelo Novo, no dia 27 de Agosto, pelas 10 horas, nos Antigos Paços do Concelho. O mesmo dia será também marcado pela abertura do núcleo museológico de Castelo Novo, pelas 19 horas, pelo lançamento da monografia sobre o Castelo desta aldeia histórica, e pelo projecto de teatro e de dança ao ar livre “Rajada de Vento, às 22 horas, nas ruas de Castelo Novo.
De 31 de Agosto a 3 de Setembro, decorrerá um Campo de Férias dirigido a crianças entre os 7 e os 12 anos, com um preço de inscrição de 10 euros.
De destacar ainda a Caça ao Tesouro, no dia 31 de Agosto, pelas 14 horas e 30, a marcha pedestre e iniciação à escalada, na Serra da Gardunha, pelas 9 horas, no dia 1 de Setembro, e a noite de astronomia, no Parque de Estacionamento do Alardo, pelas 21 horas, no mesmo dia.