Nos arredores do Tejo

 
 
Coruche
 

A povoação de Coruche, de que não se conhece a origem com segurança, existe desde época muito remota, havendo achados vários que atestam a presença humana desde o Paleolítico.
Situada na encosta sobranceira à margem direita do Rio Sorraia, conheceu outrora a existência de uma fortificação no cimo do monte, que os árabes arrasaram em 1180, não mais se reconstruindo.
nos dias que correm, os cerca de 30 mil habitantes dedicam-se à indústria de transformação e também a alguma pesca. Todavia, as grandes áreas da lezíria e da campina continam ammarcar estas gentes. Com uma forte componente cultural, profissional e também gastronómica. Uma das regiões, onde a cultura “à mesa” está mais presente e demarca a ligação entre as pessoas e os seus afazeres.
Na pujante e fertilíssima campina do Vale do Sorraia desenvolve-se intensa actividade agrícola e pecuária, sendo a charneca coruchense constituída, em grande parte, por montado de sobro, que torna Coruche o primeiro produtor mundial de cortiça a nível concelhio.
O Concelho possui alguma indústria, com especial relevância para a transformação dos produtos agrícolas, sendo a Zona Industrial do Monte da Barca um factor importante no desenvolvimento económico local.