Mais uma vez, a aldeia histórica de Castelo Novo serve de palco a várias iniciativas de índole cultural
Festival multidisciplinar
Castelo Novo recebe cultura
em forma de vento

Começou na passada sexta-feira, 26, a edição deste ano do Festival do Vento. O certame, que tem como temática principal o vento, vai ser marcado pelo lançamento de uma antologia de poesia, que reúne escritores ibéricos e mundiais.


NC / Urbi et Orbi


O Encontro do Vento 2005 terá lugar em Castelo Novo, até ao próximo dia 3 de Setembro. Esta iniciativa está a ser organizada pela Câmara Municipal do Fundão e integra-se no programa de animação das Aldeias Históricas, promovendo uma vasta variedade de iniciativas.
Para o primeiro dia do Festival, sexta-feira, 26, foi reservado o recital de lançamento da antologia “Os Rumos do Vento/Los Rumbos del Viento”. Cem vozes poéticas dos 45 países participantes na antologia juntaram-se na Lagariça, local emblemático de Castelo Novo, para declamar versos em honra do vento. Isto porque este elemento natural é o elo unificador das páginas escritas, na sua maioria, em português e espanhol. Fazem parte da antologia poetas das Ilhas Maurícias, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Índia, China, Iraque, Angola, França, entre outros, que se reúnem aos escritores ibéricos. Destacam-se os nomes de Olinda Beja (São Tomé e Príncipe), Luís Carlos Patraquim (Moçambique), Verónica Amat (Espanha), Alfredo Pérez Alencart (Peru) e o português António Salvado. Os “Rumos do Vento/Los Rumbos del Viento” contemplam também uma secção dedicada à arte da imagem, nomeadamente à fotografia.
Ainda durante o passado fim-de-semana teve lugar o Andamentos, que decorreu na Serra da Gardunha. Esta iniciativa visou a sensibilização e a formação, através de workshops e performances, em torno da paisagem e da natureza, concretizando-se em expedições de dois dias e uma noite passadas no campo.
Até 3 de Setembro, estará patente na aldeia histórica as Oficinas de Objectos do Vento, na qual se poderá criar artesanalmente objectos, cujo funcionamento seja feito através do vento.
Entre amanhã 31 de Agosto e 3 de Setembro, decorrerá um Campo de Férias dirigido a crianças entre os 7 e os 12 anos, com um preço de inscrição de 10 euros. São quatro dias ricos em actividades pedagógicas e com muita brincadeira à mistura, onde participarão cerca de 30 crianças.
De destacar ainda a Caça ao Tesouro, amanhã, 31 de Agosto, pelas 14 horas e 30, a marcha pedestre e iniciação à escalada, na Serra da Gardunha, pelas 9 horas, no dia 1 de Setembro, e a noite de astronomia, no Parque de Estacionamento do Alardo, pelas 21 horas, no mesmo dia. Por fim, o dia 3 de Setembro marcará a instalação do Jardim do Vento na aldeia, numa cerimónia a decorrer pelas 10 horas da manhã.