O novo espaço que vai funcionar a partir de dia 5 em Castelo Branco também está pensado para a Covilhã
"Ponto Já"
Castelo Branco recebe secretário de Estado

Laurentino Dias, secretário de Estado da Juventude e do Desporto desloca-se dia 5 de Setembro a Castelo Branco para inaugurar a quarta loja “Ponto Já”. Um espaço dedicado aos jovens que também está programado para a Covilhã.


Por Eduardo Alves


Esta é a quarta loja, de entre um conjunto de 18 a ser inaugurada em Portugal. Um espaço promovido pelo Instituto Português da Juventude (IPJ) e que tem como público-alvo as camadas mais jovens da população.
Laurentino Dias, secretário de Estado da Juventude vem a Castelo Branco inaugurar este novo espaço público no próximo dia 5 de Setembro. Localizado no edifício da delegação regional do IPJ de Castelo Branco, na rua Dr. Francisco José Palmeiro, a nova estrutura conta vários apetrechos para chamar a atenção dos mais jovens. Estes passam a ter acesso a um vasto conjunto de informações, como oportunidades de estudo e de trabalho em Portugal e no estrangeiro, projectos e concursos, formação, voluntariado, tempos livres, “cartão-jovem”, turismo juvenil, imprensa e outras matérias.
Para além destas intervenções, as lojas “Ponto Já” promovem também o aconselhamento aos jovens, permitem o acesso à Internet em banda larga e a utilização de equipamento informático. Estas estruturas estão também, dotadas de salas de estudo, biblioteca, mediateca e serviços de apoio com bar, telefone, terminal Multibanco, entre outros.
Esta iniciativa trata-se de um projecto da Secretaria de estado da Juventude e Desporto, com a colaboração do Instituto Português da Juventude, Movijovem e Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação (FDTI).
Ainda no dia 5 de Setembro, Castelo Branco será palco de uma reunião nacional de delegados regionais do IPJ. Esta reunião nacional tem como objectivo a realização do balanço da actividade do IPJ durante o Verão de 2005, bem como, "a definição de objectivos e estratégias a curto e médio prazo", adiantam os responsáveis do organismo.
Para o delegado regional do IPJ, Miguel Nascimento, “apesar de esta reunião nacional ter com objectivo tratar de assuntos internos ao IPJ não deixa de ser significativa a sua realização em Castelo Branco". Nascimento sublinha ainda que “a reunião de delegados regionais e da Comissão Executiva, constituirá uma óptima oportunidade para que os colegas de outros distritos conheçam melhor o que se faz em Castelo Branco, nomeadamente a nossa realidade associativa e social. Trata-se também de uma oportunidade para estabelecermos “pontes” que nos conduzam à realização de iniciativas que envolvam os jovens e as associações juvenis a nível nacional numa lógica de rede e de rentabilização de recursos”.

IPJ e Câmara da Covilhã desentendidos

A estrutura que agora vai ser inaugurada em Castelo Branco está também prevista para a Covilhã. O protocolo foi celebrado ainda durante o Governo social-democrata e previa a construção de uma loja “Ponto Já” no Mercado Municipal.
Carlos Pinto refere que, “neste momento, o IPJ está em dívida para com a Câmara da Covilhã”. Isto porque, segundo o autarca, ainda nada foi feito para cumprir esse mesmo protocolo ou colocar em funcionamento o dito espaço.
Estas declarações foram proferidas no passado sábado junto às Penhas da Saúde onde o presidente da câmara inaugurou algumas infra-estruturas no bairro da Penhasol. Pinto aproveitou também o momento para lembrar que “as obras de ampliação da Pousada da juventude ainda estão por fazer”. Segundo o autarca, devido “à falta de intervenção do IPJ”.