“Rock britânico ganha um

novo fôlego”



Kaiser Chiefs

Apontado por muitos críticos como o melhor disco do ano – e apesar da subjectividade da opinião de cada um, a verdade é que será sempre um dos candidatos – “Employment” é um daqueles discos que vai ficar para a história. O registo de estreia dos Kaiser Chiefs não é especialmente brilhante, mas exala aquela aura própria dos discos que acabam por se tornar referências para determinada corrente ou movimento – neste caso, o brit-pop – como o foram, em determinado momento, “Parklife”, dos Blur, ou “Second Coming”, dos Stones Roses.
“Employment” não é um disco equilibrado no seu todo, muito pelo contrário. Mas como uma compilação de boas – excelentes mesmo – canções funciona que é uma maravilha. Há lá de tudo, desde o rock de três acordes, ao mais melodioso pop, com um cheirinho de punk e uma pitada new wave. Sem uma definida linha de orientação, os Kaiser Chiefs mostram estar à vontade em diferentes vertentes sem se comprometerem com nenhuma delas.
Nunca se espera muito de um disco de estreia, mas, depois de “Employment”, os “chefes” vão ter de se aplicar bastante para não defraudar as expectativas em relação a uma eventual sequela.