Santa Maria promove iniciativa
Comemorar uma data especial

Num convívio organizado pela Junta de Freguesia de Santa Maria, os idosos comemoraram o seu aniversário entre amigos e familiares. Esta iniciativa decorreu no dia 31 de Agosto, na sede das Juntas de Freguesias da Covilhã. Um encontro que contou com mais de trinta idosos, numa festa diferente e animada para os aniversariantes do mês de Agosto.

Por Ana Gouveia

Foram muitos os idosos que estiveram presentes na iniciativa

Com o objectivo de dinamizar e ajudar os idosos a conviver, o presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria, António Rebordão, reuniu no passado dia 31 de Agosto, na Sede das Juntas de Freguesias da Covilhã, todos os aniversariantes do mês de Agosto.
“Procuro com estas comemorações dar alegria à vida dos idosos da Freguesia, que são muitas vezes esquecidos”, refere António Garcia Rebordão. Este encontro foi mais uma iniciativa da Junta de Freguesia de Santa Maria, visto que desde o inicio deste ano que se comemora o aniversário dos idosos desta freguesia. O convívio tem sempre lugar no último dia de cada mês, quando se reúnem todos aniversariantes do mês. Todos os idosos da Freguesia de Santa Maria recebem no dia do seu aniversário uma carta de parabéns, onde lhes é feito o convite para o convívio no final do mês.
Esta iniciativa contou com a presença de mais de trinta pessoas, entre amigos, vizinhos e familiares. “Esta festa foi uma boa ideia, o convívio com os outros faz-me bem, pois nesta idade já me sinto sozinha”, diz uma das aniversariantes.
Para além do apoio da Junta de Freguesia, este evento contou com ajuda da Câmara Municipal da Covilhã. Esta foi representada no convívio por dois vereadores que louvaram a iniciativa e desejaram que fosse este o mote para outras celebrações, nomeadamente a comemoração do Dia Nacional do Idoso, dia 1 de Outubro, em que todas as freguesias da cidade estão convidadas. “Vejo este convívio como uma festa de família. Todos se devem orgulhar da sua idade”, refere o vereador Joaquim Matias.
Nesta reunião de amigos cada idoso teve direito a uma lembrança e as mulheres a uma flor. Após um lanche divertido entre todos, chegou o momento mais aguardado por todos, a hora de cantar os parabéns e comer o bolo. Como eram todos aniversariantes, quem foi escolhido para apagar as velas foi o idoso mais velho, que comemorou 81 anos.
Após uma tarde animada e cheia de sorrisos, todos aguardam com outros momentos como este, em que os idosos se sentem especiais. O próximo encontro fica marcado para dia 30 de Setembro.