Património assegurado
Castelo Novo tem museu

A Aldeia Histórica de Castelo Novo passou a dispor, desde o último fim-de-semana, de um espaço museológico, que vai revelar as mais recentes descobertas arqueológicas realizadas na povoação.

NC / Urbi et Orbi

Castelo Novo recebe agora uma estrutura desejada há algum tempo

Instalado na antiga Casa da Câmara, na época em que Castelo Novo era sede de concelho, o espaço vai mostrar o espólio proveniente das escavações arqueológicas realizadas entre 2002 e 2004 no castelo da povoação. Dezenas de moedas, que recuam até ao reinado de D.Dinis, e milhares de fragmentos de diferentes peças artesanais, foram catalogados e fazem parte do material que vai ficar exposto a partir de hoje em duas salas distintas.
Segundo a Câmara do Fundão, trata-se de "um dos acervos medievais mais importantes jamais descoberto em toda a região".
Apesar de a sua construção não estar bem localizada no tempo, segundo alguns autores, o castelo terá sido mandado construir por D.Pedro Guterri, primeiro alcaide de Castelo Novo, no século XII. A abertura do novo espaço museológico esteve inserida Jornadas de Arqueologia Medieval e Moderna de Castelo Novo. No âmbito das mesmas foi ainda lançado o livro "Arqueologia no Castelo da Aldeia Histórico de Castelo Novo (2002-2004) – Resultados Preliminares".