Um exposição que retrata a evolução e crescimento da freguesia

Exposição de fotografias
Zebreira de ontem e de hoje

Várias imagens de outros tempos mostram a evolução da freguesia da Zebreira até dia 9.


NC / Urbi et Orbi


“1ª Mostra – Zebreira” é o nome da exposição que estará patente no centro cultural daquela freguesia até 7 de Setembro.
Luís Robalo Salgueiro propõe uma viagem até às origens desta terra que o viu nascer através de fotografias, artesanato, rochas, pequenos jogos, brinquedos com dezenas de anos.
Luís Robalo Salgueiro trabalhou e viveu em Lisboa, cumpriu o serviço militar em África, esteve emigrado na Suíça, mas diz que a “Zebreira o acompanhou no peito”. Regressou, sempre que possível, para uns dias de descanso. Hoje está reformado e prepara a sua volta definitiva às Beiras.
A exposição resulta de várias décadas de recolha de imagens (o que se traduz em centenas de fotografias que retratam os usos e costumes locais) e da vontade de promover esta localidade que tanto estima.
“Trabalho nesta exposição há um ano, mas a ideia fervilha há mais tempo na minha cabeça”, explica. O amor à terra conduziu ainda a um livro que retrata em versos a vida da Zebreira e que pretende ver publicado logo que possível.
Esta mostra tem o apoio da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, da Junta de Freguesia da Zebreira, do pólo da ADRACES instalado na Freguesia, bem como de outras associações locais: Centro Social da Zebreira, Clube de Caça e Pesca “Zebras” e Grupo Desportivo e Cultural Zebreirense.