Charlie e a Fábrica de Chocolate



de Tim Burton

Uma das mais bem conseguidas adaptações cinematográficas que ultimamente têm aparecido no grande écran surge pela mão de Tim Burton. “Charlie e a Fábrica de Chocolate” é o resultado do livro escrito por Roald Dahl com o mesmo título.
Toda a história gira em torno do magnífico e de um mundo de fantasia e maravilha que está instalado na fábrica de chocolate de Willy Wonka, interpretado por Johnny Depp. Mas se esse maravilhoso mundo tem atraído as atenções de milhões de crianças em todo o planeta, através das barras de doces, permanece misterioso e encerrado a todos os olhares.
O proprietário, Willy Wonka é um excêntrico que tanto se faz badalar pelas bocas do mundo como se refugia num silêncio tumular. Passado algum tempo sem dar sinais da sua existência, Wonka surge como um desafio extraordinário. Dentro de milhões de tabletes de chocolate vai colocar cinco bilhetes dourados. O portador de cada bilhete terá direito a passar um dia na fábrica de chocolate e conhecer o mundo maravilhoso de Willy Wonka. Por entre o grupo de premiados está Charlie (Freddie Highmore), um rapaz que vive num bairro bastante pobre e que ganha o seu bilhete de entrada num mundo fantástico, como que por magia.
O desenrolar da acção é feito num cenário maravilhoso e onde o recurso às novas tecnologias digitais marca bem a sua presença. Uma história diferente por entre tantas outras que resultaram meras cópias de argumentos ou más adaptações da literatura original.