A histórica aldeia de Linhares da Beira acolheu este novo projecto cultural
Linhares da Beira
Música electrónica na aldeia histórica

A segunda edição do Super Stereo Demonstration decorreu no passado fim-de-semana no Castelo de Linhares da Beira. Este evento pluridisciplinar de carácter independente é produzido pela editora Variz, e nele participaram cinco projectos da Beira Interior, Quarta Parede (Covilhã), projecto Canal 0 (Fundão), Single Again (Celorico da Beira), Luís Andrade e João Louro (Teatro Aquilo da Guarda) e Kubik (Guarda).


NC / Urbi et Orbi


O certame teve como objectivo mostrar uma parte da mais recente produção nacional no domínio da música electrónica, performance e vídeo-art, promovendo a experimentação alargada dos processos pluridisciplinares. A descentralização deste projecto visou sobretudo promover junto de novos públicos o cruzamento das diversas disciplinas contemporâneas, tendo como suporte as linguagens sonoras e visuais e os conceitos do tecno entretenimento.
Na sexta, 9, estiveram em palco, os grupos musicais Portable, Micro Audio Waves, Kubik, Producers com Hana Bi, João Carlos Pinto e Canal 0. Também houve um lugar guardado para as artes visuais, através da projecção de DVD's, de João Vinagre, Ruy Otero, Sandra Dias, António Caramelo, Pedro Cabral Santo, Cristine Fowler com André Sousa, Ana Bezelga, João Carrilho, Miguel Soares, Gustavo Sumpta e Rui Viana. Pelas 21 horas foi possível assistir aos Vídeo Clips e ao lançamento do CD “ZOOS” de Migso. Da meia-noite às 4 horas da madrugada, o público foi animado pelos DJ's Ballet Mecânico, Dub Vídeo Connection + Fadigaz e Single Again.
No sábado, 10, teve lugar, a partir das 18 horas, os concertos musicais, levados a cabo pelos grupos Dead Combo, Body Code, Lolly and Brains, aCUR, Tam, Lumpen Trio, e Traumatics. Pelas 21 horas, decorreu uma performance com banda sonora ao vivo da peça “Eu não” de Samuel Beckett, por Margarida Mestre e Sound Asleep. O sábado contou ainda com a actuação da Quarta Parede, com a sua performance “Strachiatella”. Das 14 às 20 horas, João Paulo Patrício procedeu à Instalação Sonora “Paisagem Transitorizada”. Também a partir das 14 horas, sob comando de José Reis, realizou-se um Percurso Pedestre das Assanhas. Já entre as 17 horas e as 3 da madrugada houve novamente a exibição de DVD ARTscreen.
A Junta de Freguesia de Linhares da Beira associou-se a este evento ao fornecer apoio logístico, nomeadamente através da abertura do Parque de Campismo local, sendo que as estadias foram gratuitas. O parque fica a 1,5 quilómetros a pé do SuperStereo 2005, a caminho da rampa de lançamento do Parapente, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela.