Emanuel Pombo foi o vencedor desta primeira edição
Downtown da Covilhã
Adrenalina ao máximo

A primeira edição do “downtown” da cidade da Covilhã, promovida pela Estrela Radical foi “um sucesso de todo o tamanho”. Mais de 90 participantes animaram as ruas do centro histórico da cidade sob o olhar atento de centenas de espectadores.


Por Eduardo Alves


Ver fotos

As primeiras pedaladas deram-se no sábado, 10 de Setembro, logo pela manhã. Os covilhanenses, ainda pouco habituados a estas acrobacias de descer escadas íngremes em bicicleta e percorrer as estreitas e sinuosas ruas do centro histórico a alta velocidade, mostraram-se algo surpreendidos com estas actuações.
Mas isso passou tão depressa como os treinos dos 96 participantes no “I Downtown da Covilhã” organizado pela associação Estrela Radical. Na tarde de sábado, os muitos curiosos e amantes da modalidade juntaram-se em vários pontos do circuito, sobretudo os que requeriam maior perícia dos participantes, como as escadas junto às “Ramolas do Sol”, junto à Associação Académica da Universidade da Beira Interior e sobretudo, junto ao Largo da Infantaria XXI, onde terminavam o percurso de mil e 300 metros.
Saltos, descidas alucinantes e travagens feitas no limite levaram a que o estacionamento do Estádio Municipal Santos Pinto fosse ligado ao Largo da Infantaria XXI em apenas 2 minutos, 24 segundos e 24 centésimas. Um recorde de prova que ficou com Emanuel Pombo. Um jovem de apenas 18 anos que veio da Madeira até à Covilhã arrebatar o primeiro lugar desta primeira edição do “Downtown Covilhã”.
Ainda ofegante, Emanuel Pombo referiu que “este foi um circuito muito bem escolhido, com muita técnica e com um apoio muito bom por parte do muito público que assistiu à prova”. Este jovem que representou já Portugal no campeonato europeu de BTT espera voltar à “cidade neve” para mais eventos desta natureza.
Quem parece ter opinião semelhante é José Sousa. O campeão nacional da modalidade leva para a Figueira da Foz um segundo lugar. Mesmo assim, Sousa não vai triste, até porque “todos os participantes nesta primeira edição estão de parabéns”. José Sousa tinha já corrido na Covilhã, onde se sagrou campeão nacional de BTT em 2002, “mas numa prova de terra”. Este atleta diz que “o melhor deste downtown foi a capacidade da organização em trazer uma prova destas para a cidade e mostrar às pessoas o que é este desporto, uma mistura de técnica e loucura”.
A organização do evento, a cargo da associação de BTT “Estrela Radical” sublinha também esta “mais valia” da Covilhã. Pedro Rodrigues, da organização, refere que esta prova “mereceu o apoio de várias entidades da cidade e da região “ e reúne todas as condições para vir a integrar um possível circuito do campeonato nacional “que pode arrancar já no próximo ano”.