Todo-o-Terreno
Pelas estradas de Figueira Castelo Rodrigo

Este fim-de-semana, o som dos motores voltou a Figueira de Castelo Rodrigo, num raid turístico organizado pelo Clube Escape Livre. Para além do desporto, o convívio com a natureza esteve também em destaque.

NC / Urbi et Orbi

Durante todo o fim-se-semana, mais de uma centena de participantes estiveram neste raide

Arrancou sexta-feira, 9, o Raid Adega de Castelo Rodrigo, uma prova de Todo-o-Terreno Turístico organizada pela Clube Escape Livre, da Guarda. Durante todo o fim-de-semana, os participantes estiveram numa prova que privilegia a paisagem e a história e acompanhou as primeiras vindimas.
A concentração das cerca de 50 equipas participantes vindas de todo o País deu-se em Figueira de Castelo Rodrigo, onde teve lugar o jantar de boas-vindas. Ainda durante a tarde foi possível efectuar uma visita guiada à Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, local onde, à noite, o Clube da Guarda apresentou uma sessão de Teatro. Nas ruínas do Palácio de Cristóvão de Moura, os participantes e convidados assistiram à peça “ Contar uma história Velha”, pelo Teatro em Movimento.
Sábado foi o dia de percorrer, por fora de estrada, o concelho de Figueira. Um trajecto que alternou caminhos ora largos, ora estreitos, mas sempre com uma paisagem encantadora. O contacto com a história fez-se nas visitas às Igrejas de Penha d`Àguia e Algodres. Mesmo antes de almoço, n o cais de Barca d`Alva, o percurso deslumbrou com a aproximação ao Rio Douro e às suas margens em socalcos.
A tarde iniciou-se com uma visita ao Museu Rural de Escalhão, verdadeiro espelho da história agrícola do concelho e prosseguiu com um percurso que deu a conhecer a Torre das Águias em Almofala e as grandes vinhas da Vermiosa. Após a subida do corta-fogo de Nave Redonda, foi altura de encerrar a jornada com a visita guiada ao Convento de Santa Maria de Aguiar.
A etapa de domingo foi considerada pela organização de espectacular. Uma paisagem que se perde de vista desde os trilhos da Marofa até ao incrível “carrossel” de corta-fogos. Pelo meio passagem na “aldeia fantasma” do Colmeal, lugar onde, segundo a tradição, viveu Pedro Álvares Cabral. Atingido o ponto mais alto da Serra da Marofa ficou concluído este III Raid Adega de Castelo Rodrigo, cujo almoço de encerramento teve lugar nas instalações da Adega Cooperativa. Apreciar o melhor da gastronomia local, acompanhada dos bons vinhos da Adega foi objectivo do Clube Escape Livre neste convívio final.