O futuro do território
Especialistas debatem na Raia

Território, Memória e Futuro ”, o primeiro encontro internacional organizado no âmbito do Fórum Raia, realiza-se até ao dia 16. É composto por um seminário no Centro Cultural Raiano e por um workshop a realizar na Sé de Idanha-a-Velha.

NC / Urbi et Orbi

Debater o futuro da Raia é o principal objectivo deste encontro

Organizado pela Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e pela secção regional Sul da Ordem dos Arquitectos, este certame pretende reflectir sobre a “interioridade e o ordenamento dos territórios transfronteiriços“.
Ao longo de dois dias, especialistas ligados às áreas da arquitectura, engenharia, paisagismo e urbanismo lançam um olhar sobre a Raia, reflectindo sobre os seus desafios e oportunidades, apresentando planos para o seu desenvolvimento sustentado.
Os trabalhos iniciaram-se com a presença do presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Álvaro Rocha, da presidente do Conselho Directivo Nacional da Ordem dos Arquitectos, Helena Roseta, e do presidente do Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR), João Belo Rodeia.
Num evento desenvolvido à volta de três grandes temas, “E depois da fronteira?” é o primeiro deles. Lança-se sobre os desafios e a identidade dos territórios de fronteira. Já “O império do meio ou o papel dos municípios” debruça-se sobre as políticas municipais de gestão do território. Por fim, “Lugar e Identidade” sublinha a vertente humanista, afectiva e cultural dos espaços. De entre vários oradores de renome, podem destacar-se os arquitectos Nuno Portas (primeiro português a ser distinguido com o Prémio Abercrombie de Urbanismo, um dos cinco galardões da União Internacional de Arquitectos), Paulo Martins Barata (da área do urbanismo), o portuense Camilo Cortesão (responsável pelo projecto de requalificação da “Praça Velha” na Guarda ou da praça da Cordoaria no Porto, bem como o plano de pormenor do Parque Verde do Mondego) ou João Gomes da Silva (distinguido com o Prémio Valmor pelo espaço público que projectou no recinto da Expo'98, conjuntamente com o arquitecto Manuel Salgado).
Da Universidade de Sevilha, estarão presentes José Ramón Moreno Pérez (investigador na área da Composição e Teoria da Arquitectura) e Victor Pérez Escolano, presidente da Fundação de Arquitectura Contemporânea Docomo Ibérico e professor catedrático em História da Arquitectura e Urbanismo.
No âmbito do 1º Encontro Internacional “ Território, Memória e Futuro ” realiza-se também um workshop, que decorrerá na Sé Catedral de Idanha-a-Velha, sob a coordenação do arquitecto Alexandre Alves Costa, responsável pelo projecto de valorização e requalificação daquela aldeia histórica.