A UBI vai ser palco deste encontro que reune 150 jovens de todo o País
Parlamento Europeu dos Jovens
UBI recebe novos políticos

A iniciativa que tem lugar pela primeira vez na região pretende juntar mais de 150 jovens que vão viajar até ao Parlamento Europeu em representação de Portugal. A UBI vai ser o palco desta “cimeira portuguesa” que serve para seleccionar os elementos da comitiva.


Por Eduardo Alves


A Associação Portuguesa do Parlamento Europeu de Jovens (AP-PEJ) está a organizar a XIV sessão de selecção nacional do Parlamento Europeu dos Jovens. Uma iniciativa que tem reunido centenas de alunos de escolas secundárias de todo o País em torno da questão europeia. Durante um fim-de-semana, os estudantes tornam-se “políticos” e integram várias actividades relacionadas com a Comunidade Europeia de forma a que esta associação escolha vários representantes de Portugal, que viajam depois até Bruxelas.
Este ano, a XIV edição deste evento vai decorrer na UBI. Com data marcada para o fim-de-semana de 18 de Novembro, a Covilhã vai receber mais de 150 jovens de várias regiões de Portugal. Os participantes vêm das dez escolas secundárias portuguesas que se inscreveram para este evento. Os participantes são distribuídos por várias categorias de organizadores (chairs) e são acompanhados por professores no decorrer dos trabalhos. Durante dois dias, a UBI vai ser o palco onde se ensaiam questões a abordar posteriormente em Bruxelas, no verdadeiro Parlamento Europeu. As várias delegações de jovens discutem vários temas, formam equipas de trabalho e apresentam propostas no Comité. Para a noite de sexta-feira, 18 de Novembro está também agendado um “Euroconcerto” no Teatro-Cine da Covilhã.
Para além deste tipo de actividades culturais, os 150 participantes vão integrar um debate plenário e também equipas de trabalho com vários temas de debate a serem tratados na assembleia-geral. Neste fim-de-semana os jovens passam ainda pela Câmara Municipal da Covilhã e promovem uma “Aldeia Portuguesa” no átrio do pólo VI da UBI.
São vários os trabalhos a apresentar na Covilhã e daqui vai sair uma comitiva final de jovens que integrará o Parlamento Europeu de Jovens em Bruxelas. Durante todo o evento, os participantes vão visitar a cidade da Covilhã, os Paços do Concelho, o Museu dos Lanifícios e as Minas da Panasqueira. Os trabalhos decorrem no pólo VI da UBI.