Para a organização, a presença de nomes reconhecidos no meio é uma forma de catapultar o nome do evento
Cinema e música
IMAGO reforça prestígio
internacional com “pesos-pesados”

Com o melhor cartaz de sempre, o IMAGO promete bater todos os anteriores recordes. Muito cinema, boa música e actividades diversas vão tornar o Fundão, pelo menos durante uma semana, na capital mundial da curta-metragem.


NC / Urbi et Orbi


A Cooperativa Cinema Jovem (CCJ) apresentou na passada semana, a programação definitiva da edição 2005 do IMAGO. O Festival Internacional de Cinema Jovem realiza-se no Fundão na primeira semana de Outubro (de 1 a 8) e apresenta bastantes novidades em relação às anteriores edições.
Há muito que o IMAGO deixara de ser “apenas” mais um festival de cinema, alargando os seus “tentáculos” a uma diversa série de expressões culturais. Mas a edição que tem início dentro de duas semanas tem fortes possibilidades de bater todas as anteriores. À disposição dos visitantes vão estar, para além do cinema e das secções clássicas, várias exposições, workshops , concertos e até actividades desportivas.
A vertente musical, que já tinha ganho um espaço muito próprio em 2004, surge este ano com um presença reforçada com uma série de concertos, sessões de “ djiing ” e videoclips a cargo de artistas de craveira internacional como Erlend Oye, dos Kings of Convenience, Andy Votel, da editora Twisted Nerve, Alex, das Chicks on Speed, Namoush, Kid Koala e Dezperados. Isto, para além das presenças dos covilhanenses Factor Activo, os fundanenses ANA e o guardense Kubik e os albicastrenses Norton.
No que toca ao cinema propriamente dito, as três competições oficiais registam a maior participação de sempre: 1007 inscrições recebidas, 69 filmes em representação de 61 países a concurso, 47 dos quais seleccionadas para as duas competições internacionais.
As grandes estrelas cinematográficas do Festival serão o actor/realizador Terry Gillian, o cineasta holandês Rosto e o espanhol Jess Franco. Estes dois últimos, aliás, vão ainda orientar um par de “master classes”. A do Holandês dedicada às “Novas Fronteiras da Imagem”, e a do espanhol intitulada “Jess Franco e o Quixote. Este é, aliás, outro dos grandes nomes do Festival. O cavaleiro andante criado pela imaginação de Miguel de Cervantes celebra 400 anos de vida e será alvo de uma homenagem traduzida na projecção de várias películas.

Promoção nacional

Apostada em prestigiar o festival nacional e internacionalmente, a CCJ vai levar a cabo uma campanha de promoção sem precedentes. Depois de ter marcado presença na maioria dos festivais de cinema da Europa, a organização prepara-se para dar a conhecer o IMAGO ao País. Agendadas estão várias apresentações de Norte a Sul, em especial nas lojas da FNAC (de Lisboa, Almada, Porto e Gaia), com quem a Cooperativa assinou um protocolo de cooperação.
Mas não se ficou por aqui a organização. O número de extensões do Festival também foi alargado e, assim, depois de terminarem as actividades principais no Fundão, os principais filmes do IMAGO poderão ser vistos, entre Outubro e Novembro, no Porto, Vila do Conde, Lisboa, Algarve, Leiria, Covilhã, Castelo Branco e Guarda.