Ciclo de Seminários em Ciências da Saúde
“O DNA não é responsável pelas doenças”

A investigação sobre os genes humanos foi o tema que Rogelio González, professor da faculdade de Salamanca, trouxe à Universidade da Beira Interior. Esta Palestra foi uma iniciativa dos docentes de Medicina, que teve lugar no passado dia 14 de Setembro.

Por Ana Gouveia

Foram debatidas várias questões neste seminário promovido pela Faculdade de Medicina da UBI

Rogelio González, professor da Universidade de Salamanca, foi o orador escolhido para iniciar, este ano lectivo, o ciclo de seminários em Ciências da Saúde na Universidade da Beira Interior. Esta palestra teve lugar no passado dia 14 de Setembro, data em que o professor e médico se deslocou pela primeira vez ao nosso País.
Na conferência o especialista apresentou um dos seus trabalhos de investigação, nomeadamente sobre Epigenética. Parte destes trabalhos foram integrados nas investigações feitas no Hospital, com a colaboração de outros médicos e professores.
O Professor González começou a sua palestra demonstrando que o Homem é o ser vivo com menos genes, este foi o mote para a explicação sobre a composição de um gene. Assim, esclareceu que o primeiro cientista nesta área foi grego, daí que o nome de cada proteína que forma o gene, tenha um nome grego. Segundo o especialista, cada gene tem muitas e diferentes proteínas, cada uma com a sua função. Esta situação faz com que existam muitos estudos nesta área, pois é importante saber como se formam e se combatem as doenças genéticas.
Rogelio González apresentou alguns casos de estudo com que se deparou durante a sua investigação, são os exemplos de Mutações Clássicas numa das proteínas – Síndrome de Frasier e Parkison.  “O gene é uma região do DNA que controla uma característica hereditária especifica, como cor do cabelo, altura, forma de nariz e milhares de outros traços. A sequência especifica das bases que compõe o gene geralmente corresponde a uma única proteína ou RNA complementar.”
O orador quis esclarecer a importância da proteína RNA, produzida pelo DNA a par de outras, na transmissão de doenças genéticas, visto que ao contrário do que é de conhecimento comum, o vírus ou mutação de uma doença pode estar no RNA e não no DNA. “O conceito de doenças genéticas mudou - porque a mutação da doença pode não estar no DNA mas no RNA, o que faz com que as investigações nesta área nunca tenham fim” , refere Rogelio González Sarmiento.
Na opinião deste profissional, é cada vez mais importante aumentar os estudos em genética, visto que é a melhor forma de se conhecer o ser humano e ao mesmo tempo ajudá-lo na prevenção de doenças hereditárias.
Esta Palestra foi uma iniciativa dos docentes da Universidade da Beira Interior, entre eles Professor João Queiroz, que pretende com estas actividades dar a conhecer aos docentes e alunos as investigações que vão sendo feitas na área da medicina. No entanto, foram poucos os alunos que marcaram presença na iniciativa, devido ao facto do ano lectivo ainda não ter sido iniciado na instituição.