Mestrado em Matemática
Controlar os limites

A dissertação em Matemática apresentada na UBI traz novidades ao mundo dos números.

Por Eduardo Alves

Orientar os cálculos matemáticos em vários ramos para que se possa sempre ter o controlo e a noção dos limites foram passos dados nesta tese

José Carlos Matos Duque apresentou uma dissertação de mestrado intitulada “Regulação de Sistemas”. A simplicidade do título contrasta com a complexidade do estudo. Para este investigador, o trabalho que agora mereceu a aprovação do júri é o resultado de dois anos de estudos e cálculos que envolvem várias teorias matemáticas.
A maior das contrariedades que o autor encontrou, durante todo o tempo dedicado à tese prende-se “com a falta de estruturação das temáticas que abordam este assunto”. Algo que os futuros estudiosos já não vão encontrar, uma vez que essa estruturação está agora presente nesta tese.
Para além de tudo isto, o estudo apresenta também uma abordagem geral à temática dos controlos matemáticos. Isto porque, segundo o autor, “esta teoria tem vários campos de utilização”, sobretudo se estivermos perante “sistemas dinâmicos e sistemas contínuos”, como é o caso.
Para dar uma maior percepção do tema, José Carlos Duque refere que “a regulação de sistemas e de controlos são aplicados em vários domínios”. Desde a física, às engenharias, passando pela sociologia e pela economia, “há muitas situações em que os planos de controlo são peças fundamentais”.
Aquilo que o autor apresenta agora na sua tese relaciona-se com cálculos que “pretendem obter situações óptimas”. E essas situações, no que respeita aos controlos “situam-se nos extremos, para que uma determinada situação não se torne caótica, mas simplesmente, esteja em limites controláveis”.
António Jorge Monteiro Neves, professor auxiliar da Universidade de Aveiro, Rui Manuel Pires Almeida, professor auxiliar da Universidade da Beira Interior e Paulo Jorge dos Santos Pinto Rebelo, professor auxiliar da Universidade da Beira Interior foram os júris desta prova.