II Encontro de Weblogs
Blogosfera portuguesa reúne na Covilhã

Bloggers de todo o País reúnem na UBI para mais um encontro. O programa da iniciativa, que durará dois dias, conta com nomes bem conhecidos da blogosfera e promete vários debates sobre um tema que tem atraído milhares de utilizadores para novas formas de comunicar.


Durante dois dias a comunidade portuguesa de bloggers vai estar reunida na UBI

Ver Programa

Nos próximos dias 14 e 15 de Outubro, a UBI acolhe o II Encontro de Weblogs. A iniciativa pretende reunir na Covilhã bloggers de todo o País para debater assuntos relacionados com a blogosfera. A iniciativa é organizada pelo Labcom – Laboratório de Comunicação On-line da UBI – e surge depois de um primeiro encontro nacional realizado na Universidade do Minho, nos dias 18 e 19 de Setembro de 2003.
“No último ano, o Labcom organizou várias conferências onde os weblogs foram uma presença constante. Por isso, “e porque sentimos na blogosfera o desejo de um segundo momento de discussão, decidimos avançar para um segundo encontro”, adianta a organização.
Ricardo Araújo Pereira (Gato Fedorento) será o convidado da sessão de abertura que decorrerá no anfiteatro 1 da UBI. Neste primeiro dia as actividades terminarão com o Beers § Blogs no Espaço Covilhã, uma discussão informal sobre o fenómeno blog em Portugal. Durante a manhã do segundo dia de actividades, sábado, o encontro terá a participação de Leonel Vicente (Memória Virtual) e Manuel Pinto (Jornalismo e Comunicação). Nesta edição para além de poderem assistir a várias sessões temáticas, os participantes poderão ter uma participação mais activa no evento, uma vez que estão constituídos vários grupos temáticos, com um respectivo coordenador. Assim, para a tarde do dia 15, sábado, estão reservadas as discussões acerca da influência dos blogs em diversas áreas. O grupo Weblogs e Cultura será coordenado por Francisco José Viegas (A origem das espécies), Weblogs e Política coordenado por Pedro Mexia (Fora do Mundo), Weblogs no Ensino coordenado por Rogério Santos (Indústrias Culturais), Weblogs e Jornalismo coordenado por António Granado (Ponto Média) , Weblogs no Contexto Organizacional coordenado por Mónica André (B2OB) e Weblogs e Imagem coordenado por José Carlos Abrantes (As Imagens e Nós). No momento da inscrição, os bloggers escolhem o grupo que pretendem integrar, caso queiram participar nesta fase de trabalho.
Na sessão de encerramento estarão Paulo Querido (Mas certamente que sim!) e um dos maiores especialistas mundiais em weblogs, o espanhol José Luís Orihuela (E-cuaderno). O Encontro terminará com um jantar seguido da Festa Weblog no Espaço Covilhã.
As inscrições para o encontro custam 30 € (20 € para estudantes) até ao dia 30 de Setembro. Mais informações em http://2encontrodeweblogs.blogspot.com onde é possível encontrar ainda vários estudos relacionados com a blogosfera.