Sudoku
 
 
de Pete Sinden
 
Quem iria imaginar que num País onde a matemática e os números andam de mãos dadas com as dores de cabeça e com os maus resultados escolares, um livro que apenas mostra números e leva os leitores ao cálculo, tivesse tamanho sucesso. A receita parece estar a dar frutos não só em Portugal como um pouco por todo o mundo.
Pete Sinden é o autor deste tipo de livros que se baseiam em antigos exercícios de origem chinesa. Sinder é um especialista em Inteligência Artificial, reconhecido internacionalmente pelas suas pesquisas na área, nomeadamente quando ligado às universidades de Oxford, da Geórgia e de Londres, este fundador de uma empresa de novas tecnologias, fez também sucesso como autor de “Sudoku”.
Em terras lusas, este “livro de ginástica mental” já vai na segunda fase. Dentro destas podem ser encontrados uma centena de exercícios cuja solução está num pouco de paciência, alguma determinação e inteligência q.b. Para além disso, os livros fornecem instruções necessárias para que se chegue à respectiva solução.
Um passatempo de lógica que visa testar a perseverança do jogador, e revigorar também a mente de quem se deixa apanhar por este “vício”.