Câmara da Covilhã
Novo site é o rosto da cidade

A página da autarquia foi agora remodelada e os responsáveis pela edilidade esperam alcançar o mesmo sucesso que até aqui.

Por Eduardo Alves

A câmara renovou o seu site para que os serviços sejam melhorados

“Quem não está na Internet não é ninguém” garantiu Carlos Pinto, presidente da autarquia covilhanense na apresentação pública do novo site. A autarquia renovou o seu portal e a página que agora serve a câmara sofreu alguns melhoramentos. Segundo os responsáveis da edilidade, têm sido muitos os cibernautas que consultam a página.
Na lista de novidades mostradas pelo próprio autarca numa esplanada do Jardim do Lago contam-se as fotografias panorâmicas dos locais mais emblemáticos da cidade, como a Ponte Mártir-in-colo, a Igreja de Santa Maria, a Rotunda do Rato, o Jardim Público e outros. O novo site tem também imagens em tempo real do centro da cidade. Desta forma, o pelourinho pode ser visionado em qualquer parte do mundo.
Pinto sublinha também o forte incremento na “interactividade entre os utilizadores e a câmara”. No novo site foi prestada uma atenção especial ao turismo e às preocupações dos munícipes. Muitas pessoas “procuram na Internet questões sobre o urbanismo e licenças”, explica o presidente da câmara. Para além disso é também possível consultar as aquisições e as obras que a autarquia está a efectuar no momento.
O turismo foi outra das grandes apostas deste portal. Mostrar mapas dos locais a visitar, com fotos panorâmicas, onde é possível ter uma perspectiva a 360 graus é também agora uma realidade nesta Covilhã informática. Para o próximo ano, a autarquia está já a pensar na introdução desta página no Google Earth, um mapa mundial que mostra a três dimensões as cidades que subscrevam a tecnologia disponibilizada pela empresa norte-americana.
Fomentar o turismo e dar a conhecer a cidade são pontos fundamentais deste novo portal que conta também com uma secção de notícias da câmara. Textos e fotos sobre os acontecimentos que têm lugar no concelho são agora disponibilizados aos utilizadores. Também uma das secções fortes para os responsáveis é a dos links para outras páginas, como o Parkurbis ou a Região de Turismo da Serra da Estrela.