Gouveia
Museu de Arte Sacra reconvertido

São várias as obras e os objectos presentes no novo espaço cultural de Gouveia. Um lugar que surge da reconversão do museu.

NC / Urbi et Orbi

Gouveia ganha o Espaço Arte & Memória instalado no museu local

O Museu de Arte Sacra de Gouveia acaba de ser reconvertido no Espaço Arte & Memória por iniciativa da câmara municipal que pretende seja um lugar de divulgação e preservação da cultura e história da localidade.
Segundo o presidente da autarquia, Álvaro Amaro, aquele objectivo deve ser alcançado também com a Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira e o Museu Abel Manta. O autarca deseja ainda que contribua para a "divulgação das raízes culturais características do concelho de Gouveia e da Serra da Estrela".
O município investiu cerca de 75 mil euros na transformação do antigo museu no Espaço Arte e Memória que inclui as peças de arte sacra que integravam o antigo equipamento cultura que compõem a exposição permanente de arte sacra. Integram esse espólio a placa ou torsa em hebraico, datada de 1496, da antiga Sinagoga de Gouveia, peças que pertenceram ao cardeal Mendes Belo como retratos, pinturas, paramentaria, objectos religiosos.