Uma sessão de esclarecimento que serviu para mostrar quais as potencialidades da Agenda 21
Agenda Local 21
UBI promove desenvolvimento sustentável

Pensar as regiões do interior e as pequenas localidades são objectivos que se alcançam a longo prazo. A criação da Agenda Local 21 foi explicada na Universidade para personalidades de vários quadrantes.


Por Eduardo Alves


A Agenda Local 21 funciona como um registo de apontamentos, compromissos e lembranças a implementar numa área delimitada e no actual século. Um tema que interessa a todos os que estão relacionados com o desenvolvimento local e as regiões de interior. Assim definia a Agenda Local 21, José Barros Gomes, docente no Departamento de Engenharia Civil e de Arquitectura.
Esta actividade é dirigida a todas as cidades e vilas com o intuito principal de “promover a sua sustentabilidade”, refere Barros Gomes, na sua apresentação. Esta iniciativa que surge a nível europeu tem ainda um outro intuito. Dirigida a todas as comunidades que esperam vir a beneficiar de programas de apoio ao crescimento sustentado e de ajudas à promoção das suas potencialidades, a Agenda Local coloca em evidencia “aquilo que são essencialmente os problemas de administração”. Na maior parte das vezes, as regiões menos favorecidas continuam assim, devido à gestão menos correcta das capacidades locais e a um “fraco aproveitamento dos recursos financeiros e outros que são disponibilizados para circundar estas situações”, acrescenta um dos participantes no evento.
Uma iniciativa que passa por integrar problemas sociais, ambientais e económicos, “com desenvolvimento através do processo de participação pública” sublinha José Barros Gomes. O mesmo refere que a Agenda Local 21 surge para instituir hábitos de intervenção, de fiscalização e de participação cívica, na defesa do meio ambiente e no desenvolvimento sustentado.