Docente da UBI em conferência internacional
Comunicação e Lusofonia

Investigadores nacionais e internacionais que estudam a comunicação e os media no espaço Lusófono vão reunir-se na Universidade do Minho. A iniciativa conta com a presença de um docente da UBI.


José Carlos Venâncio vai representar a UBI no congresso a ter lugar na Universidade do Minho

José Carlos Venâncio, presidente e docente do Departamento de Sociologia da UBI, será um dos participantes na I Conferência Internacional sobre “Comunicação e Lusofonia” que terá lugar no próximo dia 7 de Outubro na Universidade do Minho. Venâncio participará no painel dedicado ao tema “Políticas da Língua e Identidade” onde marcarão presença nomes como Eduardo Namburete, Neusa Bastos, Benjamim Corte-Real e Joaquim Paulo da Conceição. Para além deste painel há ainda outros dois dedicados aos temas “Lusofonia: Equívocos, Fronteiras e Possibilidades” e “Os Media e a Memória Social”. Moisés de Lemos Martins, Helena Sousa e César Bolaño são investigadores que também vão estar presentes no evento.
A I Conferência Internacional sobre Comunicação e Lusofonia é uma iniciativa do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), da Universidade do Minho, e concretiza-se no âmbito do projecto de investigação “Lusocom: estudo das políticas de comunicação e discursos no espaço lusófono”. A iniciativa pretende reunir investigadores nacionais e internacionais que estudam a comunicação e os media no espaço Lusófono. Entre outros objectivos, este projecto visa “recolher, sistematizar e difundir conhecimento sobre a política da língua nas suas articulações com o desenvolvimento de um espaço partilhado de comunicação e dos media”, adianta a organização. Este congresso assinala o arranque oficial deste projecto científico.