Curso de Apoio
Matemática em grande

O Departamento de Matemática da UBI dá início, a partir de Outubro, a uma acção inédita na região e na Universidade. O Matemática 12+ pretende ser um curso de apoio a todos os alunos do Ensino Secundário que não tenha conseguido completar o terceiro ciclo devido à matemática.

Por Eduardo Alves

O "Matemática 12+" tem como objectivo preparar os alunos para a prova específica desta disciplina

Pensada para todos os alunos que frequentaram o 12º ano do Ensino Secundário, a mais recente iniciativa do Departamento de Matemática da UBI pretende combater o insucesso escolar numa das disciplinas mais problemáticas.
O “Matemática 12+” é um curso de apoio a alunos pré-universitários. Este departamento da UBI vai promover um curso com a duração de cem horas que tem como objectivo proporcionar a “revisão, consolidação e reforço das matérias leccionadas nos programas de matemática do Secundário”, explicam os promotores da ideia. Uma oportunidade para todos os interessados em reforçar e preparar a prova específica de ingresso na Universidade, ao nível da matemática.
Na óptica do departamento, esta é também uma oportunidade dos estudantes que vão frequentar este curso “contactarem com a comunidade universitária e científica”. O curso vai abordar também matérias que os alunos vão depois encontrar no Ensino Superior. Esta introdução visa igualmente “suavizar a integração destes alunos nos primeiros anos da Universidade”.
O curso, com 4 horas de duração semanal será realizado nas instalações da Universidade da Beira Interior, entre 24 de Outubro e 10 de Junho. As candidaturas decorrem até 14 de Outubro. Para mais informações o Departamento de Matemática disponibiliza uma página na Internet.