AAUBI radical
Música e actividades
desportivas marcam “Radicool”

No próximo fim-de-semana a Associação Académica da Universidade da Beira Interior arranca com um projecto inovador nas áreas do desporto e da cultura. Em parceria com as associações académicas dos Institutos Politécnicos da Guarda e de Castelo Branco os estudantes promovem um novo evento multidisciplinar.

Por Eduardo Alves

Os estudantes da academia covilhanense juntam agora duas actividades num mesmo evento

“Radicool 2005”, assim se chama a primeira edição desta iniciativa conjunta entre a AAUBI e as associações académicas dos dois politécnicos da região. Um fim-de-semana que junta o “Campo de Montanha” e o “Festival de Música Moderna”.
Estas actividades promovidas pela AAUBI há já alguns anos, “foram agora agrupadas devido à tentativa de reunir recursos humanos e reduzir as despesas da associação”, adianta Bruno Moreira da academia covilhanense. Assim, este “Radicool” vai oferecer aos participantes um dia repleto de desportos radicais que se realizam nas pistas de esqui de Manteigas.
Durante o próximo sábado, 1 de Outubro, os participantes deste evento que é promovido em parceria com os politécnicos da Guarda e de Castelo Branco, vão poder competir em provas de rappel, equitação, tiro ao alvo, paintball, BTT e esqui. Durante todo o dia são realizadas provas em três escalões, o “Challenger Universidade”, destinado a estudantes do superior, o “Challenger Negócios”, para as empresas que patrocinam o evento e que se inscreveram nas actividades e o “Challenger FADU”, para atletas que participam em competições da Federação Académica de Desporto Universitário.
O objectivo das três academias passa por reunir cerca de 350 participantes no Sky Parque de Manteigas e dar a conhecer algumas das potencialidades que as secções desportivas das associações oferecem aos estudantes universitários.




Bandas de garagem animam desportistas

Outra das vertentes deste “Radicool” está na área musical. Hoje decorre na Guarda uma semi-final do concurso de bandas de garagem promovido pelas três academias, para a próxima quinta-feira, 29 de Setembro, está prevista uma outra semi-final, mas em Castelo Branco.
As bandas apuradas nestes dois dias vão estar em competição na noite de sábado, no Sky Parque de Manteigas. Aí vai ser escolhido o grupo vencedor que tem como prémio a abertura da última noite da Recepção ao Caloiro 2005 da Covilhã. A banda de garagem que se sagrar vencedora neste “Radicool 2005” vai assim tocar ao lado dos Xutos e Pontapés.
Outras novidades conjuntas estão também a ser desenvolvidas. Prova disso vai ser a Recepção ao Caloiro 2005, da UBI. Durante este evento “e pela primeira vez”, referem os elementos directivos da AAUBI, “vamos estar ao lado de várias instituições para que elas animem as nossas noites”.
A Recepção ao Caloiro, que este ano decorre entre os dias 16 e 22 de Outubro vai ter na segunda-feira, 17 de Outubro, o Arraial da Cerveja, com Leonel Figueiredo, Rabo de Saia e Ferro e Fogo. Na quarta-feira, 19, a animação do recinto fica a cargo da Associação Académica da Guarda, onde será apresentado o cartaz da Recepção a decorrer na cidade mais alta do País. Na noite de 20 de Outubro, quinta-feira, a associação de Castelo Branco anima a noite no pavilhão da ANIL, onde apresenta também o seu cartaz para a recepção albicastrense.
Amanhã, dia 28, a AAUBI torna público todo o programa da recepção, mas os responsáveis pela academia avançaram já ao Urbi o preço dos ingressos. Este ano, o bilhete geral para sócios da associação fica pelos 20 euros e 35 para não sócios. Nas noites de segunda, sexta e sábado, os sócios vão pagar dez euros e os não sócios 15. Para as noites de terça, quarta e quinta, os ingressos ficam em sete euros e meio para sócios, e dez euros para não sócios. Este ano, todos os estudantes de outras instituições e sócios das colectividades da Covilhã com as cotas em dia “pagam o bilhete diário ao preço de sócios da AAUBI”, adiantam os responsáveis. A AAUBI vai também promover uma parte social e oferece 50 cêntimos por cada bilhete vendido para os Bombeiros Voluntários da Covilhã.