O Poder da Comunicação
A história dos media dos primórdios da imprensa aos dias da Internet
 
de José Augusto dos Santos Alves
 
 
Por Catarina Rodrigues
 
“A comunicação e o poder da comunicação não podem viver sem a presença de um pensamento da sua própria história e do movimento histórico”. É com estas palavras que José Augusto dos Santos Alves começa o seu mais recente livro intitulado “O Poder da Comunicação”. Nesta obra é abordada a história dos media, desde a génese da imprensa até à mais recente aparição da Internet.
O autor fala da invenção dos caracteres móveis, de toda a evolução verificada na tipografia e da importância que isso teve para o homem. O docente universitário, lembra a imprensa do século XVIII, sem esquecer o emergir do Espaço Público Liberal e a importância da imprensa de opinião. José Alves recorre a autores como Jürgen Habermas para abordar a noção de espaço público e para explicar os factores que levaram ao declínio do Espaço Público Liberal. Neste âmbito não falta a referência a conceitos importantes como opinião pública e sociedade de consumo. Depois de ter abordado casos como Inglaterra e França, o autor fala no processo de industrialização da imprensa e debruça-se sobre o caso concreto português e sobre a sua evolução ao longo dos anos, centrando-se depois no exemplo do Diário de Notícias. O autor explica a escolha deste jornal pelo facto de considerar que “o início da publicação do Diário de Notícias marca, não apenas a história da comunicação em Portugal, mas também o advento da sua industrialização, um periodismo que passa a ser indústria, em virtude dos capitais investidos e da tecnologia utilizada”.
No último capítulo, José Alves continua a percorrer os caminhos da actividade comunicacional. O investigador fala sobre a emergência da rádio e da televisão e termina com os novos desafios lançados pela Internet, não sem antes abordar a já conhecida ideia de “aldeia global” avançada por Marshall McLuhan.
José Augusto dos Santos Alves, natural da Guarda, é investigador do Centro de História da Cultura da Universidade Nova de Lisboa, desde 1982, e é professor associado no curso de Ciências da Comunicação da Universidade Autónoma de Lisboa. O seu mais recente livro intitulado “O Poder da Comunicação” foi lançado em 2005, é editado pela Casa das Letras (antiga Editorial Notícias) e está integrado na colecção Media & Sociedade onde estão inseridas várias obras no âmbito das Ciências da Comunicação.