Pronto no Natal
Silo-Auto da Estação entra em funcionamento

Segundo o presidente da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto, o novo Silo da Estação vai permitir o estacionamento de 168 veículos já para o próximo Natal. A infra-estrutura está presa por “pormenores”.

Filipa Minhós
NC / Urbi et Orbi

O novo silo-auto tem uma capacidade de 168 lugares

“O Silo-Auto da Estação tem dois pisos, 168 lugares, num investimento total de um milhão de euros. Para a altura do Natal já estará aberto, visto que apenas falta a colocação de exaustores para a circulação de ar, e mais um ou outro pormenor”. A garantia foi dada por Carlos Pinto, autarca da Covilhã, numa visita ao novo Silo, às empresas em instalação no Parque Industrial do Tortosendo, e às obras das Termas de Unhais da Serra, na passada semana.
A empresa Frulact é a única de produção de preparados de fruta do País. Com uma área coberta de 12 mil e 500 metros e capacidade para 30 mil toneladas de fruta, a estrutura custou perto de 10 milhões de euros, já com equipamento incluído, e criará 149 postos de trabalho. Esta nova empresa do Parque Industrial do Tortosendo espera em Janeiro estar a fazer as primeiras produções industriais e a sua validação, atingindo um lucro de 50 milhões de euros nos próximos quatro anos. O objectivo da Frulact é criar um projecto estruturante com as entidades de fruticultura locais. “Era bom que as cooperativas se ajustassem aos normativos da Frulact, que são os mesmos aplicados na União Europeia. Até porque a empresa assenta numa estrutura de desenvolvimento e investigação muito forte, através do trabalho de 22 pessoas. Estamos dispostos a dar formação aos agricultores da região”, sublinha João Miranda, empresário da Frulact.
O edil covilhanense aproveitou a sua deslocação para resolver alguns problemas com outras empresas instaladas, como a falta de electricidade, a falta de água e a construção de passeios. “Esta visita serviu para, em primeiro lugar, acompanhar mais de perto as lacunas que ainda estão por resolver nas novas empresas e, em segundo lugar, para confirmar as mentiras que foram ditas agora em campanha eleitoral pela oposição”, frisa o presidente da Câmara.
Por fim, o autarca covilhanense deslocou-se às obras do Complexo Termal de Unhais da Serra, com prazo de conclusão previsto para o primeiro trimestre de 2007. A estrutura vais ser constituída por um hotel, com cinco pisos, sendo que o último vai acolher um restaurante panorâmico. Nas termas propriamente ditas, vai erguer-se uma “Fonte da Juventude”, composta por uma cascata, com simulação de queda de água de quatro metros e meio de altura para uma piscina com quatro jacuzzis, que por sua vez vai cair numa piscina interior, no piso abaixo. A água, utilizada de um furo com mil metros de profundidade, vai ter cerca de 60 a 70 graus centígrados, sendo aproveitada para o aquecimento do hotel e refreada na utilização balnear. Segundo Carlos Pinto, o empreendimento “permite um melhor aproveitamento das águas, uma maior atracção de turistas e um incremento do desenvolvimento económico de Unhais da Serra”.