Fundão
A maior ETAR da região está pronta

A inauguração foi adiada. Mas o projecto mais vultuoso do Sistema Intermunicipal da Águas do Zêzere e Côa está pronto. A nova estação de tratamento do Fundão irá servir 26 mil habitantes e tratar, por dia, mais de quatro mil e 500 metros cúbicos de caudal efluente doméstico e industrial.

NC / Urbi et Orbi

As Águas do Zêzere e Côa investiram assim numa infra-estrutura de base

“A maior Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Cova da Beira”. É assim que Manuel Frexes, autarca fundanense, classifica a ETAR do grande Fundão, que viu a sua inauguração ser adiada, esta semana, pela empresa Águas do Zêzere e Côa (AZC).
Trata-se de um equipamento que permitirá acabar com esgotos a céu aberto, um problema que se foi acentuando, ao longo dos anos na cidade, e que é, sem dúvida o projecto mais vultuoso de todo o Sistema Intermunicipal da AZC. Foram gastos mais de seis milhões de euros para construir uma estrutura que tem cerca de 40 quilómetros de emissários, três estações elevatórias, para além da ETAR. O concelho fundanense apenas possuía duas pequenas estações, que foram melhoradas, mas agora ganha uma infra-estrutura que vai tratar um efluente doméstico e industrial de cerca de quatro mil e 500 metros cúbicos por dia, servindo uma população de quase 26 mil habitantes. A cidade do Fundão e as freguesias da Fatela, Alcaide, Donas, Valverde, Alcongosta, Peroviseu, Alçaria, Telhado, Aldeia de Joanes, Aldeia Nova do Cabo e Souto da Casa serão os “clientes”.
A ETAR está localizada na Quinta das Maúras, perto do Telhado e surge integrada no programa concelhio de tratamento de esgotos, que permitirá tratar mais de seis mil metros cúbicos de efluentes por dia. Os novos equipamentos, quando estiverem concluídos, permitirão o tratamento de cerca de 90 por cento de efluentes do concelho fundanense.