Museu do Ouro
 
 
Póvoa do Lanhoso
 
As terras do Lanhoso albergam uma estrutura bastante singular. Numa das freguesias da Póvoa do Lanhoso nasceu em 2001 o Museu do Ouro. Toda a região nortenha encerra tradições da arte de trabalhar este metal precioso. O ouro tem sido cobiçado pelo homem desde sempre. Nestas terras representa estatuto, poder e conquistas de vida. Daí que tenha sido empregue em peças vistosas que foram melhorando ao mesmo tempo que as técnicas de manuseamento e trabalho deste metal foram sendo apuradas.
Póvoa do Lanhoso, junto a Fafe e Guimarães encontrou nesta jóia cultural um motivo de atracção de visitantes. E em boa hora foi dado seguimento a este projecto que vinha desde 1993. A freguesia de Travassos cedeu assim um espaço para albergar esta infra-estrutura. Segundo o museu, os intuitos deste passam por revelar e manter “um processo de valorização e de dignificação do trabalho artesanal do ouro”.
A visita é essencial a estas paragens. Para além das mais fabulosas peças de todos os tipos e utilidades, expostas no museu, a deslocação a terras nortenhas poderá também servir para desfrutar da boa gastronomia e dos precisos vinhos regionais.