Melhorar os têxteis
CILAN aposta em novas tecnologias

Contribuir para o enriquecimento das competências dos intervenientes no sector têxtil e lanifícios é o objectivo do novo projecto do CILAN – Centro de Formação Profissional para a Indústria de Lanifícios apresentado na passada semana.

NC / Urbi et Orbi

As novas apostas deste centro de formação destinam-se essencialmente à área dos têxteis

O CILAN, “que tem procurado desenvolver ao longo do seu percurso formativo acções e actividades que assentam na formação e desenvolvimento de competências pessoais e profissionais”, desta feita preocupa-se em disponibilizar meios, recursos técnicos e pedagógicos na prática formativa, concebendo e desenvolvendo um projecto no âmbito do Programa Operacional Emprego, Formação e Desenvolvimento Social (POEFDS)- Medida 4-2, intitulado “Manuais Técnicos”.
O principal objectivo do projecto é criar recursos técnicos e pedagógicos, através da concepção e elaboração de quatro manuais técnicos e CD’s-Rom sobre fiação, tecelagem, tinturaria e ultimação/acabamentos, nas áreas de produção da indústria têxtil e lanifícios. “Só a actualização permanente de conhecimentos conduz à melhoria da produtividade e da competitividade do sector. Foi necessário criar novos manuais, porque os que utilizávamos já tinham 15 anos”, salienta Maria João Garrett, directora do CILAN. A novidade assenta no facto de os novos manuais com apoio multimédia permitirem actualizações rápidas e permanentes, caso hajam novos desenvolvimentos na área do têxtil.
Segundo o CILAN, esta ferramenta formativa permitirá aumentar o nível de conhecimentos através de novas metodologias interactivas de auto-formação, familiarizar o público-alvo com as actuais tecnologias de informação, permitindo às empresas e aos trabalhadores obter substanciais reduções de custos com melhoria da qualidade e aumentos de produtividade.
O CILAN vai proceder ainda à apresentação do Modelo de Apoio à Reconversão de Mulheres Desempregadas do Sector Têxtil (MARTE). O projecto visa a inserção socioprofissional dirigida a mulheres desempregadas dos sectores têxtil e do vestuário, bem como fomentar a criação do seu próprio emprego. Entre as medidas de concretização do projecto, destacam-se um teste piloto a 12 mulheres desempregadas e a sensibilização dos empresários têxteis.