UBI acolhe encontro de docentes
Professores prometem contestação

Uma reunião que antecedeu o Dia da República serviu para “deitar abaixo” o actual estado do ensino em Portugal. Docentes e Sindicato de Professores projectam medidas de contestação ao Governo.

Por Eduardo Alves

As medidas tomadas pelo Governo são alvo de fortes críticas

A voz de protesto tomou conta do anfiteatro 6.1, da UBI, no decorrer de um plenário organizado pelo Sindicato de Professores da Zona Centro (SPZC). No passado dia 4 de Outubro, um pouco por todo o País, as várias forças sindicais dos professores organizaram plenários para contestar as mais recentes medidas governamentais. Para realizar o encontro referente ao círculo de Castelo Branco, o SPZC escolheu a UBI. Também aqui foram dados a conhecer alguns dos pontos presentes numa moção geral que vai contra as regras impostas pelo actual Governo. Esta reunião teve, no entanto, outros pontos-chave. Um deles passou por colocar os participantes a par dos seus direitos.
Muitas das mudanças operadas pelo Ministério da Educação afectam as horas lectivas, os períodos de férias e outros. Daí que os professores tenham sido informados sobre os seus direitos e sobre os seus novos deveres.
Neste encontro foi ainda abordado o elemento chave do debate entre sindicato e Governo. Para os representantes do SPZC, “as actuais medidas tomadas pelo executivo governamental colocam muito baixo a classe dos professores”. Segundo este movimento sindical, “não está aqui em causa a retirada de regalias ou outras questões que a tutela faz passar para a opinião pública”. Mas sim, “direitos adquiridos ao longo de vários anos” e que, segundo o Sindicato de Professores, são agora retirados “sem a mais básica justificação”.
Este encontro serviu também para informar todos os presentes das lutas e reivindicações que as forças sindicais da área estão a pensar implementar, assim como, as futuras acções de formação que o SPZC está também a agendar para a zona de Castelo Branco.