Quatro personalidades e uma instituição vão, este ano, ser homenageados pela Câmara da Covilhã
Sessão de Câmara
Autarquia aprova lista de homenageados

A última sessão de câmara serviu para o executivo camarário deliberar os nomes das personalidades a homenagear no próximo dia da cidade.


Por Eduardo Alves


Já são conhecidos os nomes das personalidades que a Câmara Municipal da Covilhã vai homenagear no próximo dia 20 de Outubro, na data em que comemora os 135 anos de elevação a cidade.
Neste feriado municipal, a autarquia decidiu atribuir a Medalha a Cidade a quatro munícipes e a uma associação. Manuel Brancal, João Cravino, e os padres António Sanches (título póstumo) e Amaro Nave vão receber a distinção. O Centro Social do Paul é a única associação, este ano, a receber a distinção do 20 de Outubro.
Segundo a autarquia, Manuel Brancal vai receber este título pela importância que tem tido no desenvolvimento do concelho. Este empresário tem, ao longo dos anos, investido na cidade e em algumas freguesias, “e feito um trabalho, a todos os níveis, notável”, daí a atribuição da medalha. Já o médico João Cravino vai ser distinguido pelas suas acções médicas, enquanto cirurgião. Natural da Covilhã, João Cravino tem exercido as suas funções de cirurgia cardiotorácica na zona de Lisboa. O padre Amaro Nave, que celebra 60 anos de sacerdócio vai também ser homenageado, assim como o padre António Sanches, este a título póstumo. Esta última distinção, “deve-se à extensa actividade pastoral” que o pároco desenvolveu em várias associações do concelho, nomeadamente na sua ligação ao Corpo Nacional de Escutas.
Este ano, a câmara decidiu também homenagear o centro Social do Paul. Esta instituição “tem vindo a destacar-se em variadíssimos campos socais”, daí a justificação deste prémio.
Do programa oficial constam ainda várias actividades. Assim, na próxima quinta-feira, dia 20 de Outubro, as comemorações do 135º aniversário de elevação da Covilhã a cidade começam pelas 10 horas com uma Sessão Solene da Assembleia Municipal, no salão dos Serviços Municipalizados, para as 11 horas está marcada a Sessão Solene de Homenagem a diversas personalidades, no Salão Nobre dos Passos do Concelho. Durante a tarde, às 15 horas acontece a apresentação do livro “Interferências Literárias de um Pintor da Covilhã”, da autoria de Rodolfo Passaporte e pelas 18 horas, a recepção da comunidade estrangeira residente no município da Covilhã, evento realizado no Teatro-Cine. No sábado, e ainda no âmbito destas comemorações, será entregue um prémio aos melhores alunos do ano lectivo passado, que se distinguiram no concelho, no 6º, 9º e 12º anos.