Primeiro aniversário
Escolinha de Futsal de Peraboa em festa

A Escolinha de Futsal de Peraboa, fundada em Setembro de 2004, já deu mostras do seu trabalho. O seu objectivo é estimular os jovens para a prática do desporto, assente na disciplina, o que tem garantido o sucesso deste núcleo da Associação Cultural e Recreativa de Peraboa.

NC / Urbi et Orbi

Uma associação cultural e desportiva e comemora agora o seu primeiro ano

No passado dia 24 de Julho, ao fim de um ano de trabalho, os alunos desta Escolinha privilegiaram a população com uma pequena demonstração no polidesportivo de Peraboa. “Gosto muito de futebol e com esta Escolinha aprendemos novas técnicas de remate. O que mais gosto é do convívio com os meus amigos. Gostava de continuar a frequentar esta escola. Isto é muito fixe”, declarou, entusiasmado, Marcelo Gomes, um dos alunos.
Durante três vezes por semana, crianças com idades compreendidas entre os seis e os 10 anos reúnem-se para aprender a arte de jogar futebol. A Escolinha é frequentada por cerca de 12 alunos, e o número tende a aumentar, num projecto orientado por Artur Gomes, natural desta freguesia.
O responsável e treinador salienta e reforça o papel e a importância da Escolinha de futebol no desenvolvimento da criança. Para além do grande objectivo que é jogar futebol, a missão deste núcleo desportivo também passa pela transmissão de valores, que devem ser estimulados em idades muito precoces.
O técnico tenta semana após semana reforçar os valores de baixa popularidade, como é o caso da tenacidade ou constância e espírito de equipa, esperando que a aprendizagem se venha a reflectir futuramente no comportamento, no empenho individual e no sucesso de cada criança. “Actualmente, nos tempos que correm, é urgente formar cidadãos e cidadãs para que eles e elas possam vingar nas mais diversas áreas. O desporto, como uma actividade lúdica, também deve ter em conta a parte pedagógica na transmissão de novos saberes”, sublinha.