Estação arqueológica de Miróbriga
 
 
Santiago do Cacém
 
Santiago do Cacém situa-se a cerca de 1 km para Oeste das ruínas da denominada Miróbriga, de origem pré-romana. Este importante complexo romano foi referenciado no século XVI por André de Resende e encontram-se localizadas no topo de um planalto. Esta localização deu a Miróbriga uma grande importância geográfica, sobretudo para a patrulha e defesa daquele território.
Uma região agrícola de importância reconhecida pelos exércitos de Roma, não podia deixar de estar descuidada. Daí que tivesse nascido por aquelas paragens uma tão importante localidade. As ruínas até hoje exploradas colocaram já à vista de todos o hipódromo que exista em Miróbriga. Estrutura única na Península Ibérica, datada daquele período.
Para além deste espaço, pode também ser visitada, a praça principal daquela povoação. Ornamentada com azulejos de várias formas e construída a pensar na intervenção dos cidadãos na vida activa da cidade.
Para além de toda esta interpretação, tal importância é vista por alguns autores como sendo digna de um santuário. Daí que alguns estudos se dirijam nesse sentido. Um número significativo de historiadores defende que esta povoação teria também desempenhado a função de santuário, concentrado naquela localidade, a importância de um culto religioso e também de uma actividade comercial intensa.