A banda do covilhanense João Gil tocou, pela primeira vez, em palcos da sua cidade natal
Primeira actuação
Filarmónica Gil em estreia na Covilhã

O nome era já conhecido mas para a maior parte o projecto era ainda uma incógnita. Os cabeça de cartaz da noite de sexta-feira de Recepção ao Caloiro, “Filarmónica Gil”, apresentaram-se pela primeira vez como grupo na Covilhã e encantaram.


Por Liliana Ferreira


A noite de sexta-feira, 21 de Outubro, penúltima noite da Recepção ao Caloiro 2005 abriu com uma figura da casa. Flor Dias, estudante do curso Ciências do Desporto da UBI foi a primeira artista a subir ao palco para uma demonstração de dança. A noite ainda era uma criança quando Phill Case e a sua viola inundaram o ambiente. Este músico britânico de estilo hippie, residente há 11 anos em Portugal, presenteou o público da ANIL com um vasto reportório de canções dos anos 60. Cat Stevens, Beatles e Bob Dylan foram alguns dos cantores por ele interpretados.
No entanto as atenções da noite estavam voltadas para um grupo recente no panorama musical português. Os Filarmónica Gil eram aguardados com expectativa. O novo projecto de João Gil (Trovante, Ala dos Namorados, Rio Grande, Cabeças no Ar) em parceria com Nuno Norte (vencedor do concurso Ídolos) e Rui Costa (ex-Silence 4) apresentou músicas do seu primeiro trabalho não deixando de reviver algumas outras canções bem conhecidas do público em geral. A experiência de João Gil e Rui Costa em consonância com a energia de Nuno Norte trouxeram uma presença em palco invejável, tendo traduzido na perfeição o facto deste projecto ser já, como os próprios afirmam, “uma aposta ganha”. Aos bombeiros também foi deixada uma breve homenagem pelo seu incansável trabalho neste último Verão. “Hora da Aflição” foi a canção lhes dedicada.
O final da noite ficou ao cargo de mais uma banda portuguesa. O rock fez romper o dia na voz e instrumentos da banda Homem Mau.