Novembro vai ser o mês do teatro no distrito da Guarda
Inatel da Guarda
Ciclo de Teatro de Outono

O Inatel organiza no distrito da Guarda durante este mês um Ciclo de Teatro de Outono com o objectivo de fazer circular os grupos de teatro e incentivar o gosto pelo espectáculo teatral.


NC / Urbi et Orbi


Em colaboração com as câmaras municipais do distrito estão programados 14 espectáculos produzidos por seis grupos que vão percorrer os concelhos de Gouveia, Manteigas, Meda, Pinhel, Sabugal, Seia e Trancoso. Participam os grupos Aquilo Teatro da Guarda, Teatro O Noémio, Escola Velha, Teatro do Imaginário, Senna em Palco e Guardiões Da Lua e, como convidados, os grupos Teatro Olimpo, de Ansião e Grupo A Carroça, de Alcains.
O coordenador cultural do Inatel/Guarda, Joaquim Igreja, disse à Lusa que este ciclo de teatro visa, além da sensibilização das pessoas para esta actividade artística, "encorajar a actividade dos pequenos grupos locais".
O ciclo começa a 6 de Novembro na Casa Municipal de Meda com a apresentação da peça " A verdadeira História da batalha de Aljubarrota" pelo grupo A Carroça, que a apresenta de novo no Centro Cívico de Manteigas no dia 12. A 10 de Novembro a iniciativa prossegue com a apresentação do trabalho "A Família Ditirambos apresenta o romance da Donzela Theodora" pelo Aquilo Teatro da Guarda, que a leva à cena no Auditório Municipal de Sabugal também no dia 12 de Novembro.
No mesmo dia são representadas as peças "O Comilão" pela Escola Velha, de Gouveia, no Cine-Teatro de Pinhel, "Quero vender-me como escravo" pelos Guardiões da Lua, de Quarta-feira/Sabugal, na casa de Cultura de Seia, que repetem em Vila Franca das Naves/Trancoso, no dia 20 de Novembro.
No dia 13 de Novembro o grupo O Noémio, de Vila Fernando/Guarda apresenta a peça " Os dois Menecmos" no Teatro-Cine de Gouveia, que levam de novo a palco a 26 de Novembro no Auditório Municipal de Sabugal. O Teatro do Imaginário, de Manigoto/Pinhel, leva à cena "Presépio Mambembe" a 19 de Novembro no Centro Cívico de Manteigas, enquanto que o grupo Senna em Palco, de Seia, apresenta em Gouveia "Amazonas". Por seu turno, o Teatro Olimpo, de Ansião, representam no dia 19 as "Mentiras que os Homens Contam" no Cine-Teatro de Pinhel, que encerra o Ciclo de Teatro de Outono no dia 26 em Reboleiro/Trancoso.