Raia Pinhal
Municípios reciclam cada vez mais embalagens

Em 2004 seis concelhos do distrito reciclaram 479 toneladas de embalagens, três vezes mais que no ano anterior.


NC / Urbi et Orbi

A reciclagem está a aumentar entre os municípios do interior

Os habitantes dos seis concelhos da Associação de Municípios da Raia Pinhal reciclaram 479 toneladas de embalagens em 2004, três vezes mais do que no ano anterior, anunciou na passada semana a Sociedade Ponto Verde (SPV). A associação abrange os municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Sertã, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão, num total de 104 mil habitantes.
Segundo a SPV, o valor representa um aumento de cerca de 215 por cento relativamente ao ano de 2003. Os números foram revelados no lançamento da campanha de sensibilização "Separar Toca a Todos", que a partir de agora vai passar por mais de cinco mil e 500 lares daquela área geográfica. As equipas de monitores, em viaturas devidamente identificadas, vão visitar de surpresa os lares para apurar os hábitos de reciclagem.
Serão entregues guias de reciclagem e atribuídos brindes a quem provar que separa as embalagens. Durante o último ano, os monitores da campanha "Separar Toca a Todos" da SPV visitaram seis mil 420 lares na zona de Castelo Branco. Daqueles, 32 por cento separava as embalagens usadas correctamente, 35 por cento separava, mas não para todos os materiais e 32 por cento não fazia qualquer tipo de separação.
A Sociedade Ponto Verde é uma entidade privada sem fins lucrativos que organiza e gere a retoma e valorização de resíduos de embalagens, através do "Sistema Ponto Verde". Este sistema serve 98,7 por cento da população portuguesa e abrange 293 dos 308 concelhos, cobrindo 98 por cento do território nacional. As metas comunitárias impõem que, até 2011, Portugal recicle 55 por cento das embalagens de plástico, vidro e cartão. No primeiro semestre de 2005 foram recicladas 145 mil toneladas de embalagens, um aumento de 15,5 por cento face ao período homólogo do ano anterior.