Análise regional
Parcerias entre empresas discutidas na UBI

Especialistas do Projecto 2xTRA reuniram na passada quinta-feira, 27, no Pólo das Engenharias, em conferência aberta a alunos, professores e empresas.

Por Igor de Sousa Costa

Criar uma maior ligação entre as PME's e as novas tecnologias é um dos objectivos do projecto

Decorreu no passado dia 27 de Outubro a Conferência “Projectos de Investigação e Desenvolvimento com Pequenas e Médias Empresas PME’s”. Organizada pelo Departamento de Electromecânica, teve lugar no Anfiteatro 8.1 do Bloco 8 das Engenharias, na Universidade da Beira Interior (UBI) uma reunião onde se analisaram as principais ligações entre empresas.
No âmbito do Projecto 2xTRA, a conferência veio enunciar e explanar os objectivos deste projecto, quer de uma forma geral, quer nas suas implicações concretas com a UBI. Tais objectivos passam pelo intercâmbio de boas práticas em gestão da transferência de tecnologia, promoção de novas empresas de base tecnológica, e implementação de uma “Rede Atlântica” que promova e apoie a criação de empresas de base tecnológica. Com um programa que se estendia durante todo o dia, foram várias as comunicações apresentadas. De manhã, a primeira coube ao docente Sílvio Mariano que, em parceria com Denis Coelho, apresentou o “Projecto 2xTRA” e a sua aplicação prática na UBI, traduzida pelo projecto-piloto “OFTIC”. Pretende-se assim promover a transferência de tecnologia de uma instituição de investigação e desenvolvimento, para empresas industriais e, mais concretamente, disseminar e transferir potencialidades do Departamento de Electromecânica para o sector industrial. Os trabalhos da tarde iniciaram-se com uma segunda apresentação do Projecto 2xTRA, por parte de Iñaki Casado, Chefe de Fila do Projecto, em videoconferência a partir da Universidade Pública de Navarra.
O projecto é bem visto pelos alunos participantes. Ângela Cardoso, aluna de EPGI, caracterizou-o como “fundamental para os alunos e para o avanço do País”, falando também na importância “de haver uma vertente de investigação dentro das empresas”. Contudo, dizia também que muitos colegas não têm ainda consciência do projecto e das suas implicações. Presentes estiveram também representantes de empresas envolvidas. Agradados com “a implementação de novas tecnologias, com uma interactividade mais consistente entre as empresas da região e com o facto de a Universidade estar a criar um bom dinamismo”. No fundo, uma parceria que inicialmente, nas palavras de Sílvio Mariano, se desejava com as “pequenas e médias indústrias” mas em que se verificam “poucos investimentos” havendo “uma grande dificuldade na área das pequenas e médias indústrias”, vinculando-se colaborações com grandes empresas, dada a dificuldade que é cumprir “o nosso grande objectivo que era tentar também envolver as pequenas e médias empresas. Satisfeito com o andamento do projecto, Manuel Santos Silva, reitor da UBI confirmou que “a Universidade da Beira Interior teve sempre como política uma abertura ao meio envolvente, em particular com as empresas, de modo que este projecto surge dentro dessa estratégia de abertura ao exterior”. Uma apresentação a meio do caminho deste projecto, iniciado há cerca de um ano e meio, e com desenvolvimentos a médio prazo.