Estas jornadas vão abordar temáticas relacionadas com o jornalismo on-line
Jornadas reúnem vários investigadores
Tendências do jornalismo on-line

A linguagem, as rotinas produtivas e as novas tecnologias serão apenas alguns dos temas a ser abordados nas jornadas sobre jornalismo on-line. A iniciativa realiza-se nos dias 9 e 10 de Novembro e promete analisar aspectos e tendências desta vertente jornalística.



Ver Programa

Investigadores ingleses, espanhóis, portugueses e brasileiros vão estar reunidos na UBI para as jornadas “Jornalismo On-line.2005. Aspectos e Tendências”. A iniciativa, aberta a estudantes, investigadores, profissionais e a todos os interessados, é organizada pelo LabCom e terá lugar nos dias 9 e 10 de Novembro, na Sala dos Conselhos, do Pólo 1. Segundo a organização, “o objectivo do evento é apresentar pesquisas recentes sobre várias temáticas em torno desta modalidade jornalística presente nas redes digitais”. Os formatos, a linguagem, os géneros, a arquitectura da notícia, as tecnologias, as rotinas de produção e habilidades dos profissionais para a prática do jornalismo on-line, serão alguns dos temas que estarão em cima da mesa.
A sessão de abertura das jornadas, terá lugar às 14h30, do dia 9, e ficará a cargo dos professores António Fidalgo, presidente da Unidade de Artes e Letras e director do LabCom, da UBI, e Paulo Serra, presidente do Departamento de Comunicação e Artes da Universidade. Jim Hall, autor de um dos livros mais conceituados sobre o jornalismo na Internet (Online journalism. A critical primer, Pluto Press, 2001), entre outras publicações, vai falar sobre “Blogging, the Web, and the Mediation of Disaster”, no dia 9, às 15h, na primeira sessão das jornadas. O professor da University College Falmouth (UK), que já prepara uma segunda edição do seu livro, dividirá a mesa com o professor António Fidalgo que abordará o tema “Data Mining e um novo jornalismo de investigação. Notícias de Ordem Superior”. Depois será a vez de Suzana Barbosa, doutoranda em comunicação na Universidade Federal da Bahia/Brasil, apresentar o trabalho “O que é jornalismo digital em bases de dados?”.
No dia 10, quarta-feira, a partir das 9h30, a segunda sessão das jornadas “Jornalismo On-line.2005” terá como conferencistas Concha Edo (Universidad Complutense de Madrid), Anabela Gradim e João Canavilhas (Universidade da Beira Interior). Investigadora com diversos textos e livros publicados sobre a temática do jornalismo on-line (entre eles Periodismo informativo e interpretativo. El impacto de Internet en la noticia, las fuentes y los géneros. Comunicación Social, Sevilla, 2003), Concha Edo apresentará o paper “El lenguaje y los géneros en la narración ciberperiodística”. Anabela Gradim, directora-adjunto do jornal on-line Urbi @ Orbi do Curso de Ciências da Comunicação da UBI, e com vários textos e livros publicados sobre semiótica e jornalismo on-line, falará sobre “Webjornalismo e a profissão de jornalista”. João Canavilhas, docente na UBI e doutorando na Universidade de Salamanca, fecha a segunda sessão, com a comunicação “Arquitetura da webnotícia. O que aconteceu à pirâmide?”. A sessão de encerramento caberá aos professores António Fidalgo e Paulo Serra.