A capela de São Martinho foi o palco desta cerimónia
Missa de início do ano lectivo
"Recomeçar é sempre importante"

A capela de São Martinho, na UBI, recebeu quinta-feira, dia 27, a tradicional missa que celebra o início do ano lectivo.


Por César Ferreira


Realizou-se na passada quinta-feira, a tradicional missa que marca, eucaristicamente o início do presente ano lectivo. Na capela de São Martinho marcaram presença diversas personalidades ligadas à Universidade, entre as quais, se destaca a participação do reitor Manuel Santos Silva, alguns docentes e alunos, isto apesar da noite chuvosa que a cidade da Covilhã vivia.
Para presidir à cerimónia, acompanhada pelo coro da UBI, o bispo da diocese da Guarda D. Manuel Felício, que contou com a ajuda do padre Luciano, capelão da Universidade e responsável pela PastUBI, o padre Rios e ainda o Cónego José Geraldes, também docente na instituição. A missa começa com um cortejo onde o caminho para o altar foi feito através de capas do traje estudantil colocadas no chão, que marcaram assim a forma de os estudantes se “livrarem de algum peso a mais, para poderem recomeçar.” Sempre num tom positivo e cheio de esperança, D. Manuel Felício, destacou a importância desta iniciativa que é sempre cheia de tradição e humanidade e que serve para dar força quando na vida surgem tristezas e problemas. Passando depois, por abordar mais directamente os estudantes, D. Manuel, referiu que estes devem avançar, trabalhando e lutando para que o futuro seja risonho.
Tomando a palavra, o padre Luciano, agradeceu a presença de todos que assim rezaram pelos próprios e por quem não pode ou não quis vir, ficando o compromisso de todos serem “ bons Ubianos”.
No final, o bispo D. Manuel, louvou o ambiente renovador interiormente e que lhe dava a esperança de uma vida melhor para todos, e que ficou extremamente agradado com a presença de tantos jovens, naquele dia. Quem se mostrava também muito satisfeito era, o reitor da UBI, Santos Silva, que afirmou que esta “é uma tradição muito importante para a Universidade da Beira Interior, e espero que se repita por muitos e longos anos”.
A noite terminou, em clima de festa, no bar da biblioteca onde para aquecer a noite fria foi realizado um magusto, onde não faltou as tradicionais castanhas assadas e a sempre aconchegante jeropiga.